Inclusão - Pessoa com deficiência

19/1/2016
Karine Siqueira da Silva

"Bom dia, a despeito das 3 matérias iniciais publicada hoje no Migalhas, gostaria de fazer algumas ponderações:

1 - O preconceito contra as pessoa com nanismo é perpetuado historicamente, onde as pessoas dotadas de baixa estatura eram vistas como 'bobos da corte' sem qualquer capacidade intelectual.

2 - Ano passado houve uma audiência pública, originando PL proposto pelo Romário para instituir o Dia Nacional de Combate ao Preconceito à Pessoa com Nanismo - 25/10 - à exemplo de outros 28 países. O Estado de Santa Catarina é pioneiro em instituir o dia estadual. O PL está em tramitação.

3 - Atualmente, a exemplo de outras campanhas como 'outubro rosa', existe a campanha nacional de combate ao preconceito à pessoa com nanismo, onde busca informar e esclarecer que o tamanho das pessoas não se mede pela altura. A campanha é representada pelo logo '#somos todos gigantes' e iniciou com união de várias pessoas do país na audiência pública mencionada.

4 - Outro foco da campanha é trazer à tona que o nanismo pode acontecer em qualquer família, pois na maioria dos casos é decorrente de uma mutação genética, que afeta o crescimento ósseo. Eu não tenho nanismo, o pai da minha filha também não, e minha filha tem.

5 - Achei interessante que este veículo de informação recebesse informações complementares a respeito; e a propósito, adorei a edição de hoje.

Abraços."

Envie sua Migalha