Propaganda enganosa

11/7/2006
Francimar Torres Maia - OAB/RS 21.132, O Cearucho

"Alô, IBDC. Propaganda enganosa do Shop Time. Pensamos em comprar um grill pelo Shop Time, através de um canal de televisão que fica anunciando produtos e mais produtos, contando com o consumismo do povo. Compraríamos, não só por comprar, mas porque o produto parecia bom, prático e o preço convinha. Anotamos o telefone, o código do produto e eu liguei. Começa que, além de não ser uma ligação gratuita, fica-se esperando um tempão pra ser atendido, sinal que sempre há gente comprando. De notar que há preços diferentes: se se compra pela Internet paga-se mais do que o preço oferecido na TV. Só que, o preço anunciado na tevê era um. No decorrer da conversa visando à compra, a atendente alegou que, sendo o produto importado, a garantia era de apenas três meses. O comprador teria que arcar com o envio e a volta do produto, caso precisasse de assistência técnica, que fica em Santa Catarina. O golpe - mas, mediante o pagamento de um valor suplementar, a garantia passaria para 2 anos, direto com o Shop Time, que cobriria as despesas de busca e devolução do produto, caso necessário. Isto é - paga-se pelo 'pode ser que precise'. Mais: o anunciado era em 8 vezes. Mas poder-se-ia fazer em mais, com acréscimo que a atendente não quis chamar de juro. Conclusões: 1º, Não compramos. 2º - se não se está atento, se não se pergunta, 'entra-se bem'. 3º - Isso é propaganda enganosa explícita, que merece a atenção e providências do competente pessoal do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, onde certamente haverá migalheiros que possam fazer o 'meio de campo' para se dar um basta nessa malandragem e safadeza escancaradas. Contamos com o Instituto."

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