Análise e Conjuntura Política

6/5/2019
Pedro Américo Dias Virira

"Tenho endereço certo na cidade portuária de São Luís, Maranhão, no 14º andar do prédio, de onde contemplo o fluxo de navios mercantes, com até 400 mil toneladas de carga exportada, com predominância de grãos e minérios (Análise e Conjuntura Política – 6/5/19). Fazem anos que assim faço, sempre na expectativa de o Maranhão voltar a ser o maior exportador do Brasil. Sempre torcendo para que o Porto do Itaqui, 3º de maior calado do mundo, fosse o destino da grande produção nacional. Ocorre que este ano, chego a contar cerca de 40 embarcações na espera de atracação nos berços respectivos, apesar da inconclusão da rodovia Norte/Sul. E, deparo com uma coincidência, a greve dos transportadores terrestres - fator gerador de inflação pela compensação e agregação do frete no valor das mercadorias, especial, os alimentos transportados por via terrestre, em rodovias em péssimas condições ou com trechos intransitáveis. Entendo que são os ajustamentos da nova e combatida política financeira do país, propiciando meios mais econômicos e baratos, ofertando a cabotagem, por preços internacionais e excelentes serviços, sem interferir no sistema de livre mercado, ajustando os preços do combustível. Quebrando-se o governo a velha sistemática de estimular o aumento dos preços."

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