Internet

12/1/2007
Wilson Silveira - CRUZEIRO/NEWMARC PROPRIEDADE INTELECTUAL

"Juliana Paes, a artista, foi flagrada por um fotógrafo, em uma foto de frente, que mostrou a intimidade da moça, que estava sem calcinha. Ou seja, a referida artista, ao se vestir, deliberadamente não colocou a peça íntima que protegia sua intimidade, 'suas partes' por assim dizer. Daí, segue ela para um lugar público, onde a presença de fotógrafos e da reportagem era esperada e se senta, de maneira deliberadamente displicente, exibindo o que deixou à mostra. Todo mundo vê e o fotógrafo clicou certeiramente, tendo a foto sido publicada. Daí, a artista se aborrece pelo fato de ver exibido o que exibiu. E processa os responsáveis pela exibição da qual fez parte (Migalhas 1.568 – 5/1/07 – "Cobertura de desnuda gera indenização" – clique aqui). No processo por dano moral que a artista moveu contra três veículos de comunicação que publicaram as fotos, a sentença é clara:  

'O fato gerador do dano restou patente ante às palavras de conteúdo ofensivo. No que tange à fotografia, esta não possui o condão de gerar lesão na seara extrapatrimonial, pois quanto à imagem, não restou configurada agressão à honra da autora, posto que ausente qualquer ato clandestino, tendo em vista que a fotografia foi tirada em local de intensa exposição, ante, inclusive, à presença da imprensa no evento.'

Mas, em outro caso, o notório caso Cicarelli, a Justiça brasileira mostrou mais empenho, bloqueando o acesso de 180 milhões de brasileiros ao site que publicou o filme (Migalhas 1.571 – 10/1/07 – "Cicarelli" – clique aqui), em uma praia da Espanha (local mais que público, quer me parecer), dos folguedos amorosos (sexo explícito, leia-se), da moça com seu namorado, que se esbaldaram à vista de todos, como se privacidade pudesse ser encontrada em um belo dia de sol em uma das mais badaladas praias espanholas! Ao que parece, há sexo e sexo, atos sexuais e exposições sexuais. Cada caso é cada caso. Uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa. Ainda bem que a Justiça brasileira está atenta para proteger o sexo das brasileiras... Talvez seja por isso que Juliana Paes e Daniela Cicarelli tenham sido apontadas pela Revista ISTOÉ dentre outras personalidades (Clodovil, Fernando Collor, Leandrinho, Padre Marcelo, Roberto Justus e Sonia Braga, etc.), na relação dos brasileiros que irão influenciar o ano de 2007 (Migalhas 1.570 – 9/1/07 – "100" – clique aqui)..."

Envie sua Migalha