quinta-feira, 22 de outubro de 2020

ISSN 1983-392X

Gramatigalhas

de 4/2/2007 a 10/2/2007

"Não sei se é questão para o Gramatigalhas, mas navegando em um site jurídico me deparei com a palavra 'saite'. Eles explicam o porquê da adoção da grafia, mas mesmo assim fiquei muito intrigada..."

Paula Macedo - estudante de biblioteconomia que atua na área jurídica, escritório L.O. Baptista Advogados Associados

Nota da redação – o informativo Migalhas 1.364, de 2/3/06, trouxe o verbete "Site"/Saite/Sítio na seção Gramatigalhas. Clique aqui para conferir.

Paula Macedo - estudante de biblioteconomia que atua na área jurídica, escritório L.O. Baptista Advogados Associados - 6/2/2007

"Prezados, Boa tarde! Segue questionamento para o 'Gramatigalhas'. Em minhas leituras deparei-me com a expressão 'dever de indenidade', significando o dever de reparar o dano decorrente da prática de ato tido como ilícito. Todavia, em consulta aos principais dicionários brasileiros pude aferir apenas que o vocábulo indenidade não pode ser tomado como sinônimo de indenizar ou mesmo indenização, o que, em princípio, tornaria a expressão 'dever de indenidade' inadequada. Assim, se possível, gostaria de esclarecimentos a respeito da questão colocada acima. Obrigado."

Lucas Albernaz Michelazzo – escritório Demarest e Almeida Advogados - 7/2/2007

"Faltou só um senão (Migalhas 1.591 – 7/2/07 – "Gramatigalhas" – clique aqui). É que as petições são escritas em terceira pessoa, já que é a parte que vem a juízo requerer. Deste modo, o 'vejamos', seja do 'se não', seja do 'senão', não é, senão, descontextualizada, ou não?"

Thaís Fortes Matos – escritório Lourival J. Santos - Advogados - 7/2/2007

"O correto é solicitar 'pedido liminar' ou 'pedido de liminar'? Obrigado."

Rodrigo Leite - 9/2/2007

Comente

Cadastre-se para receber o informativo gratuitamente

WhatsApp Telegram