Violência

2/3/2007
Wilson Silveira - CRUZEIRO/NEWMARC PROPRIEDADE INTELECTUAL

"E os presos? Ainda estão em greve? E os serviços essenciais, aqueles indispensáveis ao atendimento das necessidades da comunidade? Serviços essenciais ou atividades essenciais são, de acordo com a legislação respectiva, dentre outros:

III. Distribuição e comercialização de medicamentos e alimentos

As drogas que circulam nos presídios deverão ser consideradas medicamentos?

IV. Funerários

Os mortos por outros presidiários deverão ser retirados para os respectivos serviços funerários?

VII. Telecomunicações

É essencial que sejam mantidos os serviços de comunicação, sem os quais os presidiários não poderão trabalhar, dando ordens para fora das prisões ou fazendo ligações de falsos seqüestros relâmpago.

Os celulares devem ser mantidos com os presos, assim como mantida a possibilidade de recarregá-los, sem o que os serviços de comunicação estarão prejudicados.

VIII.    Guarda, uso e controle de substâncias retroativas, equipamentos e materiais nucleares

Não é exatamente o caso, pois na verdade, o mais comum nos presídios é o porte de estiletes, armas brancas e armas de fogo.

XI. Compensação bancária

Esse serviços é verdadeiramente essencial, já que é o que possibilita ao preso saber do resultado financeiro das ameaças e falsos seqüestros.

Conhecidos, até agora, as greves de fome levadas a efeito pelos mais variados motivos. Mas, recusar o banho de sol e não faxinar, lavar roupas e não comparecerem a audiências realmente é novidade. Interessante, também, a exigência dos presos, escritas em faixas e panfletos distribuídos, solicitando o fim da opressão. Não sei não, mas sempre achei que o ambiente, em uma cadeia, é naturalmente opressivo. Difícil resolver essa exigência, não?"

Envie sua Migalha