Migalheiros

26/11/2007
Romeu A. L. Prisco

"Era uma vez... ... uma empresa de porte internacional, que estava recrutando um executivo do mais alto nível. Salário em aberto, pagamento em euros, moradia de padrão superior, como parte da remuneração, férias anuais de 30 dias corridos, direito a duas passagens aéreas de ida e volta, assistência médica e odontológica, extensiva aos dependentes e demais benefícios inerentes ao cargo. No meio de milhares de currículos recebidos, a empresa destacou três: de um economista, de um engenheiro e de um advogado, que seriam, na etapa inicial do processo de admissão, entrevistados pelo Gerente do Departamento de Recursos Humanos. No dia e hora marcados, lá estavam os três candidatos, aguardando a entrevista. O primeiro a ser chamado foi o economista, que ouviu do entrevistador o seguinte:

- Bom dia. Seja bem-vindo. Nesta fase, estamos submetendo os candidatos a um simples teste. Quem for bem sucedido, estará classificado para a fase seguinte. Preparado? Então, diga-me, quanto é dois mais dois?

O economista sacou do bolso do 'blazer', de casimira inglesa, uma calculadora científica HP, de doze dígitos, efetuou uma série de cálculos, demonstrando ao entrevistador toda sua competência e concluiu vitorioso:

- Quatro!

- Perfeito - disse-lhe o entrevistador. -  Aguarde a próxima chamada e, ao sair, por favor, peça ao engenheiro para entrar.

O engenheiro entrou e, diante do mesmo teste, passou os olhos pela sala, viu uma lousa, levantou-se, pegou um naco de giz e não deixou por menos. Raiz quadrada pra cá, 'nove fora' pra lá, pi 3,1416 e, quando praticamente não restava mais espaço no quadro negro, proclamou:

- Quatro!

- Ótimo! - manifestou-se o entrevistador. - O senhor está aprovado para a segunda fase do nosso processo de seleção. É só aguardar. Por gentileza, peça ao advogado que entre.

Ao entrar e receber as mesmas instruções do entrevistador, o causídico antecipou-se e disse:

-  Não tenho nenhuma objeção contra esse teste, mas, gostaria de fazê-lo na presença da diretoria de empresa. Assim, fico-lhe agradecido se o senhor convocá-la.

Embora considerasse inusitado o pedido do advogado, o entrevistador, pelo telefone interno, solicitou a presença da diretoria. Vieram o Presidente, o Diretor Administrativo, o Diretor Financeiro, o Diretor Tesoureiro, o Diretor de Recursos Humanos e o Diretor de Relações Públicas. Ao vê-los, o advogado indagou:

- Quanto os senhores querem que seja dois mais dois?"

Envie sua Migalha