Pensamentos

6/12/2007
Alcides A. Salles - desembagador aposentado do TJ/SP

"Caros 'migalheiros', Vejam que coisa curiosa. O festejado escritor Gilles Lapouge relatou, há muito, o seguinte fato histórico: 'Em 1892, alguns visionários projetam construir o Canal do Panamá. Cria-se uma empresa, a 'De Lesseps'. Mas para poder operar, ela deve obter a autorização do Parlamento francês. Nenhum problema: o barão de Reinach, que a comanda, é rico. Ele distribui dinheiro a 26 parlamentares franceses, que entrarão para a história com a alcunha de 'chéquards' (ed. de 30 de maio de 1993). Como  se vê 'chéquards' e 'mensaleiros' são as duas faces da mesma moeda e a confirmação de que 'nihil sub sole novum'. A título de colaboração tomo a liberdade de encaminhar aos caros redatores estes dois pensamentos:

'No dia em que a natureza se fizer comunista e distribuir igualmente as boas qualidades morais, a virtude deixa de ser uma riqueza: fica sendo coisa nenhuma' (Machado de Assis – 'Iaiá Garcia')

 

'Toda idéia, seja qual for, desde a hora em que lança mão do terrorismo no intuito de uniformizar e regulamentar convicções estranhas, já não é mais ideal, mas sim brutalidade. Mesmo a mais pura das verdades, quando imposta com violência a outros, torna-se pecado contra o espírito' (Stefan Zweig – 'Um Consciência contra a Violência').

Cordialmente,..."

Envie sua Migalha