Gramatigalhas

19/12/2007
Paulo Roberto Dornelles Junior

"Caros senhores. Descobri por acaso que no Migalhas nº 1.793 foi respondido um antigo questionamento que fiz ao Dr. José Maria a respeito de uma vírgula inserida em uma notícia veiculada no informativo. Li com muita atenção a resposta e não me dei por satisfeito. Como não sou especialista (no sentido técnico do termo), resolvi buscar auxílio no site Ciberdúvidas da Língua Portuguesa (clique aqui), talvez a mais autorizada referência na matéria que há na Internet. Para minha surpresa, a resposta ao questionamento foi divergente. Abaixo, transcrevo a resposta à questão e o endereço para conferi-la. Saudações. Sobre uma vírgula e orações subordinadas adjetivas restritivas, está correta a vírgula inserida após 'livros' no trecho abaixo, retirado de uma página sobre direito ? 

'A disputa travada entre estudantes, professores e bibliotecários contra editores por conta da legalidade de cópias de livros, é um dos assuntos que está no palco de debates de peso de Migalhas.'

Estando correta a vírgula, por acaso o trecho 'travada entre estudantes, professores e bibliotecários contra editores por conta de cópias de livros' seria uma oração subordinada adjetiva restritiva ? Sendo este o caso, é possível inserir vírgula ao final de orações desse gênero quando elas têm tamanho significativo ? Eis a resposta obtida: Uma vírgula antes do predicado é legítima apenas quando o sujeito contém uma oração relativa explicativa (adjetiva explicativa), por exemplo: (1) 'Os linces, que são mamíferos, estão em vias de extinção.' (2) 'A sintaxe, que é uma das componentes da gramática, estuda o modo como as palavras se organizam na frase.' Na frase que apresenta, a vírgula não é legítima, uma vez que o sujeito não contém nenhuma oração deste tipo. Há tendência para colocar uma vírgula antes do predicado, quando o sujeito é um constituinte muito longo. É o caso: 'A disputa travada entre estudantes, professores e bibliotecários contra editores por conta da legalidade de cópias de livros' é o sujeito da frase, logo, não deve haver qualquer vírgula a seguir ao nome 'livros'. A vírgula seria possível apenas se houvesse outra vírgula antes do particípio 'travada' (e passaríamos a ter uma oração relativa explicativa (adjetiva explicativa) reduzida (porque o pronome relativo não está presente). Em relação à sua segunda questão, 'travada entre estudantes, professores e bibliotecários contra editores por conta de cópias de livros' pode ser considerada uma oração adjetiva restritiva, mesmo sem a presença de um pronome relativo, designando-se, assim, oração reduzida de particípio. Com o mesmo sentido de: (3) 'A disputa que foi travada entre estudantes, professores e bibliotecários contra editores por conta da legalidade de cópias de livros é um dos assuntos que estão¹ no palco de debates de peso de Migalhas.' Respondendo à sua última questão, precisamente por se tratar de uma oração restritiva, não deverá ter nenhuma vírgula, nem no início, nem no final. Disponha sempre! ¹N. E.: A forma verbal 'está', que se encontra na frase do consulente, foi alterada, observando a regra de concordância no plural com a estrutura 'um dos... que'. Há, no entanto, certos casos em que o verbo pode ser usado no singular."

Envie sua Migalha