quarta-feira, 21 de outubro de 2020

ISSN 1983-392X

Gramatigalhas

de 13/6/2004 a 19/6/2004

"Mais uma para o Dr. José Maria da Costa em Gramatigalhas. Tenho ouvido, e lido, há já algum tempo, vários colegas utilizando a palavra "confidencialidade" ou, mais precisamente, "Termo de Confidencialidade". Já procurei este verbete em diversos dicionários e não o encontrei (talvez um pouco antigos). Seria o termo uma "tradução" do inglês "confidentiality"? Ou seria uma qualidade daquilo que é confidencial? Não seria melhor utilizar a palavra "sigilo"? Abraços cordiais,"

Fernando B. Pinheiro - escritório Fernando Pinheiro - Consultoria Legal - 16/6/2004

"Olá, Hoje aqui na empresa surgiu uma dúvida sobre algo que aprendemos na infância: quando devemos usar as palavras 'história' e 'estória'. Achamos no dicionário que o correto é sempre utilizar 'história', mesmo quando se trata de um conto. Porém alguns de nós aprenderam quando crianças, que o certo é nos referirmos às fábulas utilizando a palavra 'estória'. Gostaríamos de solicitar ao Dr. José Maria da Costa uma explicação definitiva sobre esses termos. Obrigada!"

Paula Regina Peres - 18/6/2004

"Tenho o Migalhas como leitura diária obrigatória. Como neófito advogado que sou, gosto muito de ler Gramatigalhas, com o Professor José Maria da Costa. Por isso, se possível, gostaria que o ilustre gramático me tirasse a seguintes dúvidas: ao ler questões que tratam sobre o instituto da intervenção de terceiros no processo, o Código Processual Civil fala em "da denunciação da lide". Porém, alguns profissionais usam as expressões "denunciação à lide" (com crase); "denunciação a lide" (sem crase); "denunciação na lide". Pode-se dizer: Fulano foi denunciado (da) (à) (a) ou (na) lide? Outra dúvida é se a expressão correta, quando se trata de direito do consumidor, é "consumerista" ou "consumeirista"? Ficaria feliz pela possibilidade do esclarecimento. Muito obrigado."

Anderson Pontoglio - 18/6/2004

"Gostaria de saber qual a forma correta para utilização desta frase:

A par de determinado assunto, ou
Ao par de determinado assunto"

Rober Renzo - 18/6/2004

"Caros amigos: Quanto à dúvida do eminente Fernando B. Pinheiro sobre a correção do termo "confidencialidade" (Migalhas 945 - 16/6/04 - Migalhas dos leitores), verifiquei-o previsto no "Vocabulário Ortográfico" da Academia Brasileira de Letras (Imp.Oficial/Bloch, 2a. ed., p. 188) e no "Houaiss" (Objetiva, 1a. ed.,p. 796). Todavia, para minha imensa surpresa, de fato ausente no "Caldas Aulete" (Delta, 2a. ed. bras.), no Laudelino Freire (A Noite, 1a. ed.), no "Aurélio" (Nova Fronteira, 1999) e, ainda, em Almeida Costa ("Dicionário da Língua Portuguesa, Porto Editora, 7a. ed.). Sendo assim, peço licença para aderir à oportuna dúvida que o Mestre José Maria da Costa (Gramatigalhas), com o costumeiro talento e a superior autoridade, bem saberá resolver. Abraços,"

Manuel Alceu Affonso Ferreira - 18/6/2004

Comente

Cadastre-se para receber o informativo gratuitamente

WhatsApp Telegram