Opinião – Arte

28/1/2008
Maria Gilka Bastos da Cunha

"Prezado Redator. A ARBAM - Associação para o Resgate das Belas Artes e da Moral recebeu um convite num envelope comum sendo o remetente:

Rodrigo Garcia

Av. Constituição 1.211

Cep 15025-120

São José do Rio Preto-SP

nos seguintes termos: 'Gilberto Kassab, Prefeito da Cidade de São Paulo, tem a honra de convidar para a Solenidade de Posse do Senhor Rodrigo Garcia, no cargo de Secretário Especial de Desburocratização.

Dia: 29/1/08, terça-feira

Horário 15h

Local: Sede da Prefeitura - Viaduto do Chá, 15

Auditório do 7º. andar.

Acontece que a ARBAM foi fundada para resgatar as Belas Artes e para tanto seu principal objetivo: moralizar o Salão Paulista de Belas Artes, que além de não ser realizado durante 11 anos, pela Secretaria de Estado da Cultura a partir do 51 Salão Paulista, o governo realizou os 4 últimos Salões a revelia da Lei 978/51. Vários artigos da Lei foram ignorados e outros tantos foram desobedecidos propositalmente, e a mesma comissão organizadora presidida pela mesma pessoa atuou no 51, 52, 53, 54, Salões Paulistas de Belas Artes. Como presidente da ARBAM entreguei pessoalmente ao deputado Rodrigo Garcia, na época presidente da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, o projeto da ARBAM para a atualização da Lei 978/51, uma vez que a SEC alegava que a Lei 978/51 estava precisando ser atualizada para ser obedecida. Rodrigo Garcia não apresentou o projeto para a atualização da Lei 978/51 e nem outro qualquer projeto regularizando os Salões de Arte oficiais ou não. Em 26 de dezembro de 2006 a Lei 978/51 foi revogada, e a ARBAM só ficou sabendo disso quando seus associados foram convidados a inscreverem suas obras de pinturas, esculturas e artes decorativas no I Salão de Belas Artes de São Paulo, realizado pela Secretaria de Estado da Cultura, junto com a Associação Paulista dos Amigos da Arte. O curioso é que a Associação presidida pelo Dr. Vicente Amato é uma Organização Social cadastrada na SEC para cuidar do teatro Sérgio Cardoso e Teatro São Pedro. A ARBAM, uma vez que o Salão Paulista de Belas Artes, encerrou suas atividades com a revogação da Lei 978/51, a ARBAM também não teria sentido continuar a existir. Para encerrar a ARBAM tantos procedimentos e tanta burocracia que é caso de se perguntar: Por que o governo não começa a desburocratização nas suas repartições? E aproveito a oportunidade para perguntar: 'Por que o governo não dá o bom exemplo e começa ele próprio a obedecer as Leis em vigor? Quem não é fiel nas pequenas coisas, também não será nas grandes. Agradeço sua atenção. Um grande abraço"

Envie sua Migalha