quarta-feira, 21 de outubro de 2020

ISSN 1983-392X

Gramatigalhas

de 27/1/2008 a 2/2/2008

" 'Assim, 20% dos senadores não foram reeleitos.' 'Assim, 20% dos senadores não foi reeleito.' Qual a forma correta ? Obrigado."

Antonio Cândido Dinamarco – OAB/SP 32.673 - 29/1/2008

"Amigos: Peço licença para dirigir-me, ainda outra vez, ao 'Gramatigalhas', a quem peço a palavra. Li, gostei, mas (como o próprio autor) confesso não ter ainda digerido a matéria relativa à prescrição retroativa (Migalhas 1.827 – 28/1/08 – “Prescrição retroativa – a favor ou contra?” – clique aqui). Mas, esse não é o motivo da minha manifestação. No artigo, o douto Prof. Damásio, em um parágrafo lá a meio caminho, disse que 'Como é sediço,...', o que me provocou ligeiro espanto. Como sempre li, entendi e também escrevi 'cediço', fiz o que todos devemos fazer: fui ao dicionário. O mais próximo, Michaelis/Moderno Dicionário da Língua Portuguesa, foi o consultado. Lá encontrei que 'cediço', dentre outros, tem por significado 'corriqueiro, rotineiro, gasto pelo uso', e, de quebra, a seguinte 'explicação': 'Embora 'cediço' seja a grafia oficial, 'sediço', consentânea com a etimologia, é que é a correta'. (as aspas nas expressões estão no texto citado). Até aí, dei-me (momentaneamente) por esclarecido, mas, repentinamente, dei-me por espantado novamente: fui procurar o verbete 'sediço' e... nada encontrei. Portanto, o aludido dicionário 'explica' que 'sediço' é o correto, mas desconhece-o ou ignora-o! Mesmo resultado no Novo Aurélio, mas com a cautela de não ter nada 'explicado' como fez o Michaelis. Durma-se com um farfalhar de folhas 'dicionariais' desses!!! Assim, apreciaria saber a distinção entre o que é que devo entender por grafia oficial e por consentâneo com a etimologia. Com qual fico, no caso?"

Francisco Aranda Gabilan – escritório Gabilan e Gabilan Advogados Associados - 29/1/2008

"Olá pessoal do Migalhas! Apesar de muita pesquisa ainda estou com dúvidas quanto ao uso da vírgula entre os numerais. P0or exemplo, quando do preenchimento de um cheque (Um milhão (vírgula?) seissentos e noventa mil (vírgula?) cento e vinte reais (vírgula???) noventa e um centavos.) Onde se coloca vírgula? Obrigada."

Tânia Beatriz Pedrollo Lise - 1/2/2008

Comente

Cadastre-se para receber o informativo gratuitamente

WhatsApp Telegram