sábado, 24 de outubro de 2020

ISSN 1983-392X

Gramatigalhas - Vistos etc. , vistos, etc... ou vistos, etc.?

de 3/2/2008 a 9/2/2008

"Não entendi essa lição de hoje sobre a vírgula depois do 'etc.' dada pelo Dr. José Maria da Costa (Migalhas  1.829 – 30/1/08 - "Gramatigalhas"). Ele diz que se deve pô-la, e cita Arnaldo Niskier, mas, ao fim, diz que a forma sem erronia é sem a vírgula (primeira opção), estando errada a segunda opção (com vírgula). Peço esclarecer."

João Celso Neto - 6/2/2008

"Caro Professor José Maria, Após a leitura sobre o emprego do etc., percebi a seguinte incongruência: Nos pontos 10, 11 e 12, o caro professor elucida que, muito embora nas origens latinas não se utilizasse a vírgula antes do etc., a Academia Brasileira de Letras disciplinou o assunto, com a imperiosa necessidade em se colocar a vírgula antes do etc. No entanto, nos exemplos do ponto 16, o ilustre professor conceitua como certo ou errado exatamente o contrário do disposto pelo texto e pela Academia Brasileira de Letras. Afinal, trata-se de mera equívoco de grafia no ponto 16, ou não compreendi o descrito nos pontos 10, 11 e 12. Atenciosamente,"

Murilo Gheller - 6/2/2008

"Prezado dr. José Maria, Diante de sua análise, não seria correta a segunda opção declinada, e não a primeira (Migalhas  1.829 – 30/1/08 - "Gramatigalhas")? Atenciosamente,"

Antônio Augusto Portinho da Cunha - Tribunal Regional Eleitoral, Rio Grande do Sul - 6/2/2008

"Parece-me que ficou incoerente a resposta com os exemplos. Grato.

'I) Vistos etc. (correto); II) Vistos, etc. (errado); 11) Anote-se, todavia, que o Formulário Ortográfico, expedido com força de lei pela Academia Brasileira de Letras em 1943, emprega a vírgula antes de etc., motivo por que, desse modo, a vírgula se torna obrigatória. 12) Em justificativa para essa posição, assim leciona Arnaldo Niskier: "A questão da vírgula antes do etc. é simples: deve ser usada! O argumento de que originalmente a palavra já contém o e (et) não vale, pois o que conta é o acordo ortográfico vigente, e, diga-se de passagem, já não falamos latim, mas sim português".3'."

Marcos Magnei de Miranda - Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo - 6/2/2008

"Fiquei confusa quanto ao emprego de vírgula antes do etc (Migalhas  1.829 – 30/1/08 - "Gramatigalhas"). No item 11 o autor afirma que seu uso é obrigatório, mas nos exemplos consta como errado. Como ficamos?"

Maria Magdalena Matte Hiriart - 6/2/2008

"Dr. José Maria, pela leitura da explicação, havia entendido que seria correto usar a vírgula antes do etc., mas no exemplo (item 16) o senhor apontou como errado, sendo correto apenas: 'Vistos etc.' (Migalhas  1.829 – 30/1/08 - "Gramatigalhas"). Qual é a expressão correta? Obrigada,"

Viviane Campos - funcionária pública, Ribeirão Preto - 6/2/2008

"Finalmente, o uso da vírgula antes do etc é correto ou não? Fiquei com dúvida, já que nos itens 11 e 12 afirma-se que o uso seria correto, uma vez que consta do formulário ortográfico de 1943, da ABL, ao contrário do que sugere no item 10, que diz ser incorreto seu uso. E mais, na síntese (item 16), arrola as formas incorretas e as corretas dando como errado o uso da vírgula antes do etc. Por favor, gostaria que fosse dirimida essa dúvida. De já, agradeço."

Regildo Costa - Tribunal de Justiça de Pernambuco - 6/2/2008

"A lição do Dr. José Maria (Gramatigalhas) está incoerente (Migalhas  1.829 – 30/1/08). Ele diz que tem que pôr a vírgula antes de etc., mas aponta errado fazê-lo, enquanto aponta corretas as formas em que a vírgula não aparece. Cabe a retificação, smj (será que li errado?)."

Èvelin Celso Neto - 6/2/2008

"Senhor, a propósito de 'Vistos etc.', solicito anotar que a explicação do eminente professor constante nos itens 10, 11 e 12 é incongruente ao resultado de entender acertado 'Vistos etc.' em detrimento de 'Vistos, etc.'. Atenciosamente."

João Antônio César da Motta – advogado - 6/2/2008

"Onde estaria o erro em: 'II) Vistos, etc. (errado);'? Segundo entendo pela leitura abaixo, 'II) Vistos, etc. (errado);' está correto. Vistos etc. , vistos, etc... ou vistos, etc.? 11) Anote-se, todavia, que o Formulário Ortográfico, expedido com força de Lei pela Academia Brasileira de Letras em 1943, emprega a vírgula antes de etc., motivo por que, desse modo, a vírgula se torna obrigatória. 16) Para sintetizar, vejam-se os modos de grafia para a mencionada expressão, com as devidas indicações de sua correção ou erronia: I) Vistos etc. (correto); II) Vistos, etc. (errado); III) Vistos etc... (errado); IV) Vistos, etc... (errado)."

Samuel H. Queiroz - Klabin - 8/2/2008

Comente

Cadastre-se para receber o informativo gratuitamente

WhatsApp Telegram