Trânsito

26/3/2008
Wilson Silveira - CRUZEIRO/NEWMARC PROPRIEDADE INTELECTUAL

"E eu que levei na brincadeira a história do 'Efeito Borboleta' do físico Yuki Sugiyama, me dei mal, já que sua tese, ao que parece, foi encampada pelo nosso prefeito, com a idéia de ampliar a área do rodízio a quase toda a cidade e a quase todo dia. Em outras palavras, nos dias de rodízio, a idéia é que os carros não rodem em quase lugar nenhum, das sete as onze da manhã, e das cinco até as nove da noite. Se não der certo, serão instalados pedágios urbanos. E, se ainda assim não funcionar, serão duplicados os dias de rodízio. Se tudo falhar, só restará a 'solução Sugiyama', que consistirá, baseado na Teoria do Caos, em impedir os veículos de circularem nas ruas, o que as manterá livres de congestionamentos. Não nos esqueçamos que as eleições são o meio hábil que tem os eleitores de se livrarem de prefeitos que não conseguem solucionar os problemas de trânsito da cidade. Até porque, de todas as alternativas aventadas, uma há que não aparece jamais, a de tirar das ruas a frota que não tem condições de circular, seja por falta de mínimas condições mecânicas, seja porque sequer está em dia com sua documentação, seja porque seus motoristas não se encontram habilitados a dirigir, algo estatisticamente estabelecido entre 30% e 40% pelas próprias autoridades de trânsito, nisso incluídos os veículos de transporte público caindo aos pedaços. Se a isso se somar a notória carência de transporte público decente, a impossibilidade de as pessoas se transportarem pela cidade, vetados por rodízios, congestionamentos, semáforos que não funcionam, pedágios, São Paulo vai parar por inércia de nossas autoridades, que acabarão por impedir o simples direito de ir e vir dos cidadãos que simplesmente desejam trabalhar."

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