Dia do advogado

11/8/2004
Cleanto Farina Weidlich - advogado e professor / Carazinho / RS

"No dia em que festejamos ou choramos a inauguração dos cursos jurídicos no Brasil, penso que, devemos instaurar debates e abrir o pano do grande teatro da história da humanidade, para encenar e instaurar um urgente 'julgamento', fora do contexto das interrogações genéticas que ocupam o tempo e horas de pesquisa dos grandes teólogos, filósofos, sociólogos e humanistas, vamos pensar sobre os destinos da humanidade, sua relação com o planeta, com o universo e sua sobrevivência?! Antes de se falar em 3ª Guerra, vamos tentar voltar o nosso pensamento para as boas lições, tal qual a que se segue:

"Ao ver que nossos foguetes se incorporavam à guerra, sentíamos uma grande dor e uma grande vergonha. Nós os havíamos projetado para traçar o caminho até outros planetas, não para destruir o nosso. Os mistérios do Universo confirmam a existência de Deus. Através da ciência o homem trata de controlar as forças da natureza. Por meio da religião, os impulsos negativos da natureza humana. Por isso, creio firmemente que nossa sobrevivência, presente e futura, de nossa adesão a esse espírito, muito mais do que à ciência. A Astronomia seguirá oferecendo novos conhecimentos do Universo, conforme formos estudando o céu. Alguns supõem que a Terra seja um planeta seguro. Para mim não é verdade. Vejo-a cheia de desordens e de imprevistos. Aí estão a nave, os furacões, os terremotos... E os homens, que só estudam maneiras de destruir-se. No espaço as leis são físicas, quer dizer, perfeitas. É preciso refugiar-se ali para salvar-se do dilúvio. Odeio tudo quanto seja criado para matar. No dia em que morrer, estarei cheio de tristeza e preocupação em relação ao emprego que se dará, no futuro, aos foguetes por mim inventados. As incríveis ambições humanas converterão, algum dia, o planeta Terra em um lugar desolado e inabitável. Por isso, é preciso chegar-se a outros planetas virgens, nos quais a mão do homem não tenha deixado pousar o peso de sua destruição."

Werhner Von Braun - *23/3/1912  +16/6/1977

(trecho extraído do seu testamento)

Essa é a maior de todas as causas, e pode ser resolvida de forma singela e prática, basta despertar em nós os valores éticos - sobre a eterna luta dos arbítrios que habitam a fronteira do bem e de sua polaridade negativa, já que o mal não existe, o que existe é ausência - começando pela nutrição dos sentimentos de amor e temor a Deus e pela obediência aos seus dois primeiros mandamentos, onde se encontram incluídos o antigo, o novo testamento e todos os profetas."

Envie sua Migalha