segunda-feira, 26 de outubro de 2020

ISSN 1983-392X

Gramatigalhas

de 27/7/2008 a 2/8/2008

"Leio em Migalhas a dúvida do dr. Daniel Xavier Lafaete. Hoje é o dia 30 de novembro; ou hoje são 30 dias de novembro - certíssimos. Desculpe a intromissão."

Olavo Príncipe Credidio – advogado, OAB 56.299/SP - 28/7/2008

"Gostaria de que fosse sanada uma dúvida, quanto ao significado da palavra 'nível'. Sempre achei que a palavra, tem o seu significado para designar alto, médio, baixo. A dúvida ficou latente, quando assistindo a um programa de esporte na TV, o apresentador, perguntou aos participantes do referido programa, o que eles achavam do nível das arbitragem. Um dos participantes, um ex-árbitro, por sinal muito conhecido, em alto e bom tom de voz, dando seu parecer que o nível das arbitragens do campeonato Brasileiro de Futebol da série A e B, eram horríveis, chegando ao ponto de serem péssimas, pequenas, que dificilmente chegariam ao nível bom."

Darci de Souza

Nota da redação – o informativo Migalhas 879, de 10/3/04, trouxe o verbete "A nível de" na seção Gramatigalhas. Clique aqui para conferir.

Darci de Souza - 30/7/2008

"Prezado senhor, poderia esclarecer se o termo correto é atividade correcional ou atividade correicional, decorrente das atribuições das Corregedorias?"

Gesival Gomes de Souza - 31/7/2008

"Qual o plural das palavras frágil, difícil e papel? Essas palavras no plural são acentuadas? Se são, porque o uso do acento? Agradeço desde já a resposta. Obrigada."

Lenora Bohrer - 31/7/2008

"Professor(a): É a primeira vez que entro em contanto com vocês. Não sei se posso tirar dúvidas, se puder, por favor, esclareça as citadas abaixo, ficarei muito feliz: 1) No texto formal, a locução adverbial 'em anexo' pode ser usada sem restrições? Pergunto porque me disseram que somente poderá ser empregada quando se referir a 'anexo 1 ou 2', etc., do contrário, empregamos o adjetivo 'anexo', concordando com o substantivo a que se refere. 2) Na frase: Estas crianças são alunos ou alunas de escola pública. 3) Favor verificar se está correta a seqüência abaixo em ordem alfabética: - Alexandre Benício - Alex Faustino - Andréa Cardoso - André Luiz Peço, por gentileza, corrigir todo o texto. Agradeço muito."

Vilma Pereira Prado – BH/MG

Nota da redação – o informativo Migalhas 1.193, de 22/6/05, trouxe o verbete "Em anexo" na seção Gramatigalhas. Clique aqui para conferir.

Vilma Pereira Prado – BH/MG - 31/7/2008

"Sr. diretor, li as considerações sobre "Cediço e sediço" (Migalhas 1.950 - 30/7/08 -  clique aqui); e como lexicógrafo (dicionarista) não me contentei sobre o que foi explicado e fui aos dicionários de português, latim e etimologia. Pelas explicações, havia entendido então que cediço nada teria a ver com sediço; mas, para esclarecer melhor, fui ao Diccionario Contemporaneo da Língua Portugueza de Caldas Aulete (editado pelos idos de 1910) e encontrei nele sediço, do latim sedere, logo o vocábulo existia, mas nele não encontrei cediço, que como adjetivo pretende-se hoje que signifique a mesma coisa, que seja sinônimo. Fui ao verbo sedere (sedeo, es, sedi, sessum, sedere = (intransitivo e transitivo) que dera origem a sediço, no Dicionário acima; e realmente encontrei a razão da tradução. Não há dúvida de que sediço deveria, pela etimologia, constar no lugar de cediço, logo o Dicionário citado pelo migalheiro não estava errado; assim como o professor que citou a palavra, que o fizeram baseando-se na etimologia, pelo visto desprezada pelos que cultuam a língua em nosso meio (diga-se de passagem, o que sói acontecer normalmente, com tantas outras palavras). Atenciosamente,"

Olavo Príncipe Credidio – advogado, OAB 56.299/SP - 31/7/2008

Comente

Cadastre-se para receber o informativo gratuitamente

WhatsApp Telegram