Direito Alternativo

22/9/2004
Alexandre Thiollier - escritório Thiollier Advogados

"Reli em Migalhas dos Leitores várias manifestações favoráveis sobre a importância e a "beleza da justiça" do chamado direito alternativo. Fiquei tão comovido, mais tão impressionado pela injustiça de tais "justiças" (?), que fui à fonte, "fui" a Goffredo Telles Jr., e lá pelas páginas 365/369 do sempre atualíssimo "Iniciação na Ciência do Direito" encontrei uma verdadeira reprimenda do Mestre dos Mestres, um digamos assim, "baixa o facho", aos tais juízes orgânicos ou magistrados dessa suposta nova (in) justiça. Pois bem, aos interessados, segue-se a aula do meu querido Professor :

"...disseram os juízes do chamado direito alternativo que suas sentenças "contra legem" eram sempre ditadas por um sentimento de caridade. Que esdrúxula caridade é essa feita pelo juiz com o que não pertence ao juiz ? Não se pode fazer caridade com que é dos outros. Que caridade é essa, com dano de terceiros ?"

E, prossegue o Mestre,

"Com o que não era deles, os juízes do chamado Direito Alternativo quiseram fazer caridade. Violaram a lei, em nome de seu próprio sentimento de justiça. Promoveram-se a oráculos do justo e do injusto. Deram um péssimo exemplo. Incentivaram a ilegalidade. Justificaram o arbítrio, atentaram contra o fundamento da Democracia."

Com toda humildade possível, só posso acrescentar : melhor do que isso, Professor Goffredo, só bola no pé e goleiro cego..."

Envie sua Migalha