sábado, 24 de outubro de 2020

ISSN 1983-392X

Acordo ortográfico

de 23/11/2008 a 29/11/2008

"Discordo de várias mudanças... (Migalhas 2.035 - 26/11/08 - "(Des)acordo Ortográfico") vai ser difícil aprender regras ortográficas novamente..."

Célia R. Sala - 27/11/2008

"Prezada migalheira Célia R. Sala, é sempre difícil, para quem já está acostumado, aceitar uma nova ortografia, principalmente quando visa unificar a língua portuguesa, mas não unifica, além de trazer 'inovações' realmente não facilmente palatáveis. Mas, o que se há de fazer? Para os que aqui estiverem quando entrar em vigor, será a língua oficial, e teremos de nos habituar. Por isso, é bom irmos, desde já, estudando o assunto. Veio dar às minhas mãos uma tabela que, de maneira simplificada, torna mais fácil, e palatável, memorizar as novidades introduzidas (clique aqui). Espero que seja útil."

Wilson Silveira - CRUZEIRO/NEWMARC PROPRIEDADE INTELECTUAL - 27/11/2008

"Prezado Wilson, concordo contigo que teremos de nos habituar e começar a estudar as mudanças já. Falando nisso, apesar de já ter um quadro básico das mudanças, agradeço o envio de mais esse. Acho excelente a inclusão das letras k, y e w, por exemplo, mas não será fácil reaprender a acentuação. Outra coisa que discordo: como diferenciar pêlo de pelo e pára de para se não serão mais acentuados? Esse é um dos pontos que mais tenho críticas. Entretanto, como você disse, o que se há de fazer?"

Célia R. Sala - 27/11/2008

"Quanto a mim, cara Célia, fiquei feliz com a volta do 'W', que me fazia falta para compor o 'Wilson'. Feliz, também, a família de Ruy, sim, o Barbosa, que agora poderá resgatar seu nome correto, livrando-se dos que tem variadas explicações para o fato de que, depois de morto deveria passar a ser Rui. Briguei muito por isso, não propriamente por Ruy Barbosa, mas pensando no que aconteceria com o meu nome, após a minha morte: Uilson. Finalmente, tudo está pacificado."

Wilson Silveira - CRUZEIRO/NEWMARC PROPRIEDADE INTELECTUAL - 28/11/2008

Comente

Cadastre-se para receber o informativo gratuitamente

WhatsApp Telegram