sábado, 24 de outubro de 2020

ISSN 1983-392X

Gramatigalhas

de 10/10/2004 a 16/10/2004

"Discordo. A expressão também pode ser "obrigada (o) você". Na mesma linha, seguindo os ensinamentos da eloqüente explanação, quem se sente obrigado, assim se sente em relação a alguém. Portanto, o "OBRIGADA (O) VOCÊ", muito bem sintetiza a frase mais completa "OBRIGADA estou eu em relação a VOCÊ". É isso. (Gramatigalhas clique aqui)."

Márcia Correia - 14/10/2004

"Lembro que me foi ensinado que não se pronuncia, ao mencionar o dia do mês, "dia um" e sim "dia primeiro". Tenho adotado essa regra, mas gostaria de confirmar se a outra forma está correta. Grata pela atenção,"

Ivone Morallis - 14/10/2004

"Do texto do Dr. José Maria da costa, quando brilhantemente explicava como utilizar o agradecimento "obrigado/obrigada", provocado pela pergunta de um colega migalheiro, respondia que "obrigada eu", então, seria a forma correta de responder um agradecimento. E surgindo-me uma dúvida, me atrevo também a formulá-la ao Sr. redator, desde já agradecendo a delicadeza em recebê-la. Pois bem, se obrigada eu, está querendo dizer que eu estou abrigada a retribuir, não caberia a forma "obrigada a você", no sentido de que agora eu é que devo a você? Eu que agora estou obrigada a retribuir a você? Como essa dúvida me martelou o pensamento, gentilmente pediria auxílio para saná-la. Muitíssimo obrigada."

Heloísa de Souza Anderson - advogada - 15/10/2004

"Senhores Migalheiros: Será que estou certo: a) O meu obrigado (homem); b) O meu obrigado (mulher); c) O nosso obrigado (homem); d) O nosso obrigado (mulher) e) O nosso muito obrigado (homem); f) O nosso muito obrigado (mulher). Será que estou certo??? (o adjetivo está substantivado!!!) Obrigado. Atenciosamente,"

Darvin M. Fabrício - 15/10/2004

Comente

Cadastre-se para receber o informativo gratuitamente

WhatsApp Telegram