Leitores

Gramatigalhas

4/12/2020
Rodrigo Ribeiro de Araújo

"Caro dr. José Maria, gostaria de colocar o nome da minha filha que vai nascer de Ana Luiza. Fiz uma pesquisa e localizei este nome Luiza tanto com 's' como com 'z'. Contudo, se a minha escolha for por Luiza com 'z', devo colocar acento no 'i'? Ao ensejo, também gostaria de confirmar se Luiza com 'z' está correto. Por fim, pela pesquisa que fiz, acredito que essa dúvida seja de outras pessoas."

4/12/2020
Denis Vinicius Stevaux

"Minha dúvida é com o uso da vírgula para separar um artigo de lei e seus parágrafos, por exemplo: ...'artigo 539, parágrafo 1º, inciso II'...(vírgula para separar/enumerar) ou o correto é artigo 539 parágrafo 1º inciso II...(sem vírgula)? Pois entendo eu, ser o primeiro exemplo o correto, já que é a ideia é dizer 'artigo 539 (caput) e seu parágrafo primeiro e inciso II'."

5/12/2020
Diana Lile Miranda Oliveira

"Na oração: Em réplica, o autor alegou que não causou prejuízos financeiros à ré. O uso de causou no pretérito perfeito está incorreto? O certo seria causara? O uso do pretérito mais-que-perfeito é obrigatório?"

Justiça

30/11/2020
Álvaro César Falcão Borges

"Parabenizando 'Migalhas' deixo a frase: 'O ministério privado da advocacia torna-se sórdido devido as lacunas e artimanhas dentro de legislação brasileira; porém, ético e legal pelas veredas normativas atuais. E, por analogia, a juridicidade."

Lava Jato

30/11/2020
Jair Ayres Borba

"Lamentável sob todos os aspectos a fala do ministro Fux. O ministro, ao que parece, desconhece ou se conhece desconsiderou, todas as 'mazelas' - ilegalidades cometidas pela Lava Jato e sua estrela (decadente). Um magistrado que nunca atuou como magistrado desde os tempos do Banestado, mas sim como um inquisidor. Militou politicamente utilizando-se da Magistratura, a revelia e complacência de seus superiores. O ministro desconhece ou finge desconhecer os atuais passos do político citado (Moro). Em dai a Fux o que é de Fux. O comportamento do ministro Fux representa de modo hialino a forma (prática) de como ele e sua filhinha chegaram ao STF e ao TJ/RJ. Deplorável, vergonhoso para a mais alta Corte do país, falso nacionalista, irmão siamês de Bolsonaro. Quem poderá reprimi-lo por tamanho desiderato?"

Mulheres na política

Envie sua Migalha