Currículo, apresentação e entrevista

Guia orienta profissionais durante processo de seleção

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Como formatar um bom currículo? O que colocar na carta de apresentação? Como se comportar durante a entrevista? Estas são algumas das orientações que constam no guia elaborado pela empresa de recrutamento especializado Michael Page para garantir aos candidatos um bom processo de seleção. Confira:

Como formatar um bom CV

No que concerne ao currículo, a Michael Page orienta os candidatos a não copiarem modelos de sites de empregos. As chances são potencializadas com a utilização de um formato próprio, adaptado à sua qualificação e à vaga pretendida. Além disso, não é recomendado anexar foto ao currículo.

1 - Informações pessoais

  • Nome, Telefones, Endereços, E-mail.

Mantenha sempre seus dados atualizados, atenção à trocas de números de celulares e e-mails.

2 – Objetivo

É muito importante deixar claro qual a sua verdadeira intenção na busca de uma oportunidade. Seu objetivo deve refletir algo concreto, que mostre ao interlocutor que você tem pleno conhecimento de suas aspirações. “Saber o que quer” é bastante valorizado. Identifique sempre uma área de atuação no seu objetivo. Seja conciso.

3 - Resumo das qualificações

Busque resumir seus principais projetos, resultados alcançados e experiências adquiridas anteriormente. Dá uma clara visão ao selecionador de seus pontos fortes e onde você pode melhorar.

4 - Experiências profissionais

Seja bastante claro, especifique a área onde desenvolveu seu trabalho na empresa. Caso tenha passado por mais de uma área na mesma empresa ou por empresas diferentes, resuma cada uma das passagens, sempre da mais recente para a mais antiga.

5 - Formação / cursos / idiomas

Mostre neste ponto o que realmente interessa. Faça uma análise crítica sobre seus cursos e formação e evidencie o que faz a diferença.

A carta de apresentação

De acordo com a Michael Page, esta modalidade é mais indicada para currículos enviados pelo correio. Procure colocar o nome da empresa, departamento e o destinatário (se possível) que deve receber a sua carta.

Redija a carta, destacando suas principais características profissionais e pessoais, de forma resumida. Apenas o suficiente para fazer o seu interlocutor perceber valor no anexo (o currículo) que veio junto com a carta no envelope.

Pode ser uma ferramenta que abre portas na hora de um processo deseleção mais formal.

O dia D: a entrevista

A dica para lidar com a entrevista é cuidar de sua imagem nos mínimos detalhes, fazendo com que tudo fique a seu favor na hora de mostrar o melhor de si mesmo.

Sua apresentação

Antes de ir para uma entrevista, cuide de sua aparência. Evite usar roupas com tonalidades fortes. Prefira cores neutras como cinza claro, cinza escuro, creme ou preto. As mulheres não devem usar decotes, mini saias e meias de cores muito extravagantes.

Postura

Tenha um currículo idêntico àquele que você enviou anteriormente e, eventualmente, faça cópias de suas teses ou artigos que foram publicados.

Olhar

Não fique olhando para os lados, e sim fixe seu olhar no interlocutor. Um olhar direto significa geralmente um contato fácil e de boa aceitação. Um olhar baixo pode traduzir dissimulação ou excesso de timidez e um olhar alto demais pode demonstrar uma personalidade imaginativa, que foge à realidade.

Voz e entonação

Procure não falar rapidamente, você ganhará em clareza. A voz baixa é preferível a uma voz muito aguda ou abafada.

Expressão oral

Use frases curtas e claras com verbos de ação. Evite as palavras de conotações negativas como problema, infelizmente e preocupação, assim como gírias e termos técnicos de sua profissão.

Faça uma auto-análise

Para ter sucesso no decorrer da entrevista, você precisa se conhecer bem. Consulte sua memória e analise suas competências técnicas como formação acadêmica, cargos, especializações, motivação, confiança em si mesmo, seu relacionamento com terceiros e sua vida profissional e pessoal.

Detalhes importantes

  • Seja pontual;
  • Não esqueça de desligar seu celular ou pager;
  • Nunca interrompa o interlocutor. Saiba ouvir;
  • Tenha autoconfiança. É um fator primordial para uma entrevista bem-sucedida;
  • Ao ser recebido, agradeça ao entrevistador. Seu aperto de mão deve ser firme. Se estiver com as mãos suadas, lave-as assim que chegar ao local da entrevista;
  • Adquira o maior número possível de informações sobre seu futuro empregador. A maioria das empresas possuem seu próprio website, onde você poderá obter informações a respeito. Isso demonstrará interesse e motivação.

Depois da entrevista

A entrevista chegou ao fim e seu interlocutor prepara-se para ir embora. Chegou o momento de mostrar-lhe que você entendeu perfeitamente tudo sobre a vaga proposta e agradecê-lo. Resuma em duas ou três frases tudo o que foi dito e afirme seu interesse pela vaga. Pergunte ao seu interlocutor o que ele pensa de sua candidatura. Se ele concordar em responder, você irá saber se a sua entrevista foi bem-sucedida e quais são os pontos fortes e fracos que chamaram a atenção do entrevistador. Não reaja contra uma opinião que lhe parecer negativa. Você pode contornar esta situação lhe dizendo "para completar sua informação, eu gostaria de acrescentar o seguinte".

Enquanto você não deixar o prédio, a entrevista não estará terminada. Agradeça pela acolhida e o tempo dedicado. Ao sair, não deixe de se despedir da telefonista ou da recepcionista. Às vezes, os dirigentes pedem suas impressões sobre os candidatos.

Depois da entrevista, confirme seu interesse e agradeça seu interlocutor por meio de uma carta. Dessa forma, você irá reforçar sua imagem de profissional e reafirmar seu interesse pela vaga. Além de se diferenciar dos outros, esta atitude irá realçar seus pontos fortes.

________