Novos horizontes

Descubra como avaliar as ofertas de emprego

terça-feira, 7 de maio de 2013

A empresa especializada em recrutamento Michael Page tem as dicas sobre como reagir diante das ofertas de emprego.

A busca por uma vaga no mercado de trabalho pode ser um processo demorado e trabalhoso, mas nada impede o sucesso ao final da empreitada. Em geral, os profissionais preocupam-se verdadeiramente com o início do processo: a elaboração do CV, da apresentação, como se comportar na entrevista...

Mas então, o que fazer depois do processo seletivo? A empresa especializada em recrutamento Michael Page International tem as dicas sobre como reagir diante das ofertas de emprego.

Uma oferta lhe é feita

Pense calmamente e analise a ordem de suas prioridades. Identifique os objetivos que você realmente quer alcançar e separe-os dos objetivos secundários. Para lhe ajudar, pergunte para as pessoas de seu convívio e faça uma auto-avaliação quanto aos seguintes itens:

  • O que me atraiu na vaga?

Quais são as minhas necessidades e as minhas expectativas tanto materiais quanto psicológicas, no que tange a vida pessoal, convívio familiar, responsabilidades, autonomia e poder?

  • Salário, bonificações e vantagens estão de acordo com a minhas expectativas?

Há uma perspectiva de carreira a longo prazo? Quais pontos não penso em negociar e quais posso avaliar? Saiba determinar sua faixa salarial mínima. Mas nunca a comunique ao potencial empregador, pois ele sempre fará uma oferta baseada no patamar mais baixo aceitável por você! Durante a negociação tenha argumentos concretos, seja flexível e claro. Peça mais informações sobre os pontos vagos, para ter certeza de que você e os responsáveis da empresa estão em pleno acordo.

A resposta é positiva

Você alcançou seus objetivos! Comunique gentilmente seu ex-empregador e renuncie a sua posição com dignidade. Nunca se sabe o que o futuro nos reserva. Escreva uma carta pessoal a todas as pessoas que lhe ajudaram e não esqueça, uma vez na vaga, de ajudar os que estarão ao seu redor e em dificuldades.

A resposta é negativa

Faz parte do jogo. Não tenha dúvidas em contatar seu entrevistador para saber porque sua candidatura não foi aceita. Não encare este fato com agressividade. Leve em consideração os motivos que não permitiram a sua candidatura e prepare-se para uma próxima entrevista.

___________