Relacionamentos profissionais

E-mail ultrapassa redes sociais como ferramenta de networking

segunda-feira, 17 de agosto de 2015

As redes sociais deixaram de ser a ferramenta preferida dos profissionais para networking, de acordo com dados de pesquisa da Robert Half. O e-mail é apontado como o principal canal de relacionamento para manter ativo os contatos relacionados ao trabalho. O estudo levou em consideração a opinião de 2,2 mil CFOs dos Estados Unidos.

Metade dos executivos (50%) indica o e-mail como a melhor opção de fazer networking, mais que o dobro do número registrado em 2012, quando apenas 22% aderiam a troca de mensagens eletrônicas. Há três anos, as redes sociais lideravam a maneira de fazer networking (45%). Ao longo deste período, o relacionamento presencial, como eventos e conferências, se manteve estável na preferência dos executivos (25%).

Segundo a pesquisa, a motivação para o networking profissional também inverteu. Em 2012, a maioria dos executivos (60%) tinha como meta principal o crescimento dos negócios, enquanto neste ano o foco é a atualização sobre as novidades e avanços do setor de atuação (46%).

Cinco recomendações para executivos ampliarem as oportunidades de conexões profissionais e visibilidade:

Marque presença em eventos do setor - Realizar apresentações ou desempenhar um papel relevante em eventos contribuirá para apresentá-lo a pares e outros contatos de interesse. Além disso, você se estabelecerá como uma referência e liderança do setor.

Seja mentor - Ao compartilhar a sabedoria e aprendizado obtidos durante sua carreira, você pode moldar futuros líderes e conquistar a satisfação pessoal de contribuir para que eles avancem em suas carreiras.

Seja voluntário em entidades filantrópicas e organizações locais - Ao mesmo tempo em que faz a diferença na vida dos outros, você também pode expandir sua rede de relacionamentos e obter insights de uma perspectiva diversa por meio da interação com pessoas de diferentes formações e áreas.

Desempenhe liderança em um ambiente fora da sua empresa - Assumir funções em negócios e grupos da comunidade permitirá mostrar suas habilidades de liderança em um ambiente diferente. Você também encontrará pessoas com as quais poderá trocar ideias de negócios.

Crie engajamento na sua universidade de formação - Você contribuirá na preparação da nova geração de profissionais, enquanto reforça as conexões de sua empresa com professores e a escola. Suas contribuições também poderão construir afinidade entre os estudantes e sua organização.

____________________