O Tribunal Regional Federal da 2ª região é um órgão vinculado ao Poder Judiciário do país e tem jurisdição sobre os estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo. A instituição é responsável pelos processos e julgamentos de recursos contra as decisões da primeira instância, dos mandados de segurança, ações rescisórias, conflitos de competência e revisões criminais.

Para trabalhar como juiz federal no TRF 2ª Região são requisitadas além da formação em Direito, a comprovação de atuação na área jurídica por um período mínimo, que, no caso, é de três anos.

No momento, o órgão está com concurso aberto para 50 vagas de juiz federal substituto, com inscrições até o dia 14 de fevereiro. Além do alto salário, outras vantagens de trabalhar no TRF 2ª Região são a possibilidade de se desenvolver profissionalmente e a ascensão na carreira. Se você está com dúvida se vale a pena prestar o concurso do TRF 2ª Região 2017, descubra as vantagens de trabalhar como juiz federal:

Salário inicial de R$ 27 mil

O salário inicial do juiz federal substituto do TRF 2ª Região é um dos melhores do país. Atualmente, a remuneração oferecida está fixada em R$ 27.500,17, além dos benefícios.

Ótimos benefícios

Os benefícios concedidos ao juiz federal englobam auxílio-saúde, auxílio-locomoção, auxílio-creche, ajuda para transporte e mudança, auxílio-refeição, auxílio-alimentação, ajuda de custo, adicional de insalubridade, adicional de periculosidade, gratificação de justiça itinerante, adicional noturno, abono variável, abono de permanência, indenização de férias e gratificação por hora-aula (no caso de juízes que trabalham também como professores).

Aprendizado

No início da carreira, o juiz federal substituto é encaminhado para trabalhar em pequenas comarcas, onde atua como auxiliar do juiz federal titular.

Neste período, ele participa de processos referentes a todas as áreas do tribunal: cível, criminal e juizados de pequenas causas, tendo a possibilidade de aprender o ofício de juiz federal por meio de diversas atividades. É de responsabilidade do juiz substituto atuar na ausência do juiz titular, e adquirir experiência juntamente com o apoio deste.

Crescimento profissional

Depois de passar pela experiência, um juiz substituto é promovido e passa a ser juiz de Direito de 1ª entrância. Nessa fase da carreira, o magistrado vai atuar em cidades de menor porte e será responsável por todos os processos da localidade.

Após aceitar a próxima promoção, ele vai trabalhar na função de juiz de Direito de 2ª entrância em cidades de maior porte, com outros juízes, mas cada um com a sua especialização.

Quando um juiz atinge dois anos de exercício no cargo e passa pelo estágio probatório, ele se torna vitalício. A partir dessa etapa, ele só poderá ser afastado do cargo por uma sentença transitada em julgado.

Quer trabalhar na função de juiz federal? Então, comece a se preparar desde já para o concurso do TRF 2ª Região 2017 com o curso online de Juiz Federal, que oferece acesso ilimitado ao conteúdo das aulas, palestras, simulados, plano de estudos e acompanhamento de orientador para tirar todas as suas dúvidas. Clique aqui e estude grátis.

________________

WIDE DESENVOLVIMENTO HUMANO E TECNOLOGIA S.A.