Concursos públicos federais

Aposentadoria de servidores deve motivar abertura de novos concursos

quarta-feira, 27 de setembro de 2017

O assessor especial do Ministério do Planejamento (MP), Arnaldo Lima Junior, disse em entrevista concedida ao portal G1 que, em breve, serão retomadas autorizações para diversos concursos públicos federais.

De acordo com o assessor, o principal motivo é o grande índice de aposentadorias previstas para os próximos anos. Dados apontam que até 2027 cerca de 40% dos servidores públicos já estão aposentados. Foi então que ele declarou que os futuros processos seletivos serão para diversas instituições e áreas: "Todas as áreas vão voltar a ter concursos [de 2019 em diante]".

O levantamento apontou os órgãos com a situação mais crítica com maior porcentagem de aposentadoria: Comandos Militares (66%), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA (61,5%), Saúde, Previdência e Trabalho (59,3%), Ministério da Fazenda (48,3%) e Instituto Nacional do Seguro Social – INSS (42,4%).

Defasagem de servidores

Foi demonstrado em abril deste ano que o brasil tem um total de 232.781 postos vagos e 552.723 posições preenchidas. Em outras palavras, aproximadamente 30% das vagas do funcionalismo federal se encontram em aberto.

O déficit de funcionários atinge a Receita Federal do Brasil (RFB), Ministério do Trabalho, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Ministério da Fazenda, INSS, MAPA, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Comissão de Valores Mobiliários (CVM), Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Ministério do Meio Ambiente (MMA), Instituto Chico Mendes, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), entre outros.

Concursos 2018/2019: Principais solicitações para o MP

Para quem está se preparando para os novos concursos públicos 2017/2018 as notícias são bem favoráveis. Contrariando as expectativas dos recorrentes ao corte de orçamento federal, vários pedidos de concursos federais foram protocolados no Ministério do Planejamento até a data limite.

_____________

WIDE DESENVOLVIMENTO HUMANO E TECNOLOGIA S.A.