Internet e ambiente corporativo - São necessárias políticas de utilização nos escritórios ?

quinta-feira, 29 de março de 2007

De acordo com o Ibope, em 2007 o número total de usuários no país pode ser 15% superior ao atual, que é de 32,5 milhões, em função das pessoas que navegam apenas no trabalho. Em meio à tantas discussões sobre liberar ou não o uso da internet nas empresas, Migalhas levanta a questão nos escritórios de advocacia.


Internet no ambiente corporativo

São necessárias políticas de utilização nos escritórios ?

Criada em 1969, a internet foi responsável por grandes mudanças nos conceitos de comunicação. Com ela, além de podermos interagir com o mundo de diversas formas e termos acessos às mais importantes informações, também podemos nos distrair e divertir.

E-mails, portais de notícias, downloads de arquivos de músicas e vídeos, compra, venda, prestação de serviços são algumas das milhares de coisas que a internet nos oferece. Frise-se: tudo pode ser feito quase que simultaneamente, o que significa uma economia de tempo.

O mundo cibernético não pára. Cada momento, uma nova invenção. Nos tempos atuais, a febre da internet atende por dois nomes : contato e relacionamento, ciberneticamente falando, MSN – Messenger e Orkut.

Mesmo com tantas vantagens surgidas com esse boom virtual, nem tudo são flores. O uso indisciplinar da tecnologia pode causar aborrecimentos, fazendo com que o tempo ao invés de ser economizado, seja desperdiçado.

O uso dessas ferramentas de mensagem instantânea no ambiente de trabalho e o acesso a sites de relacionamento podem atrapalhar o desenvolvimento da produção, desviar a atenção do funcionário e desconcentrá-lo de sua rotina.

Tentando evitar esta situação, muitas empresas estão tomando algumas medidas para que seus funcionários não desviem sua atenção.

"No Pinheiro Neto Advogados o uso da internet é restrito. Há cerca de três anos o escritório utiliza software de segurança e gerenciamento de conteúdo", explicou Ronaldo Benfatti da 7COMm, empresa responsável pela administração de toda a rede no Pinheiro Neto Advogados. "Nenhuma pessoa tem acesso ao Orkut, e o MSN é corporativo, utilizado somente entre funcionários."

No escritório Daniel Advogados no Rio de Janeiro, a cena é parecida. MSN e Orkut são bloqueados. Segundo a assessoria de imprensa do escritório, a internet é liberada apenas para alguns colaboradores que realmente necessitam desta ferramenta em suas funções. "Contamos com uma ferramenta que bloqueia acesso a WebMails e a sites não desejados. O Internet Banking é permitido, porém, os colaboradores utilizam em horário de intervalo."

Já no carioca Candido de Oliveira Advogados não há restrições. "A internet em nosso escritório é totalmente liberada. Nossa estrutura artesanal nos permite confiar no discernimento de cada funcionário sobre a utilização da internet, já que estamos sempre atentos ao que está acontecendo. Achamos melhor alertar o funcionário sobre o uso correto, em vez de proibi-lo.", afirmou Dr. Rodrigo Candido de Oliveira.

Das Minas Gerais o meio termo. De acordo com Dr. Stanley Martins Frasão, do escritório Homero Costa Advogados, "a Internet é liberada no escritório, havendo algumas restrições de acesso, como por exemplo, em sites de relacionamentos."

Migalhas

Bom, mas falar em internet em escritórios de advocacia é falar também de Migalhas.

Sabendo, de antemão, de todos os problemas que envolvem seu uso, e seu abuso, a equipe de Migalhas tratou de desenvolver um informativo em pílulas, rápido, por e-mail, e que contivesse praticamente todos os assuntos que pudessem municiar o dia do profissional do Direito. É este, assim, o objetivo do informativo Migalhas.

Dessa forma, diariamente toda a equipe de Migalhas trabalha empenhada no propósito de reduzir suas notícias passando, entretanto, seu conteúdo principal.

Ademais, depois de acostumado com o informativo, o leitor demora em média 15 minutos para ler, de cabo a rabo, o informativo diário.

Ferramentas de bloqueio

Uma fórmula fácil para bloquear sites de relacionamentos como o Orkut e o MSN:

Primeiro passo:

Ir em "Iniciar do Windows", "Executar" e inserir o caminho : c:/windows/system32/drivers/etc/hosts.

Clicar em "OK" e abrir o arquivo com bloco de notas.

Segundo passo:

Inserir as URLs abaixo:

127.0.0.1 gtwy.messenger.hotmail.com
127.0.0.1 gateway.messenger.hotmail.com
127.0.0.1 messenger.hotmail.com
127.0.0.1 orkut.com
127.0.0.1 gateway.messenger.hotmail.com
127.0.0.1 gtwy.messenger.hotmail.com
127.0.0.1 messenger.hotmail.com
127.0.0.1 svcs.microsoft.com
127.0.0.1 webmessenger.msn.com/
127.0.0.1 kickme.to/msnmessenger2go
127.0.0.1 iloveim.com
127.0.0.1 e-messenger.net
127.0.0.1 atlanta.e-messenger.net/light/
127.0.0.1 boston.e-messenger.net/light)
127.0.0.1 msn2go.com
127.0.0.1 msn2go.com.br
127.0.0.1 piglet-im.com
127.0.0.1 webmsn.net
127.0.0.1 e-messenger.cl
127.0.0.1 www.orkut.com
127.0.0.1 www.orkut.com.br
127.0.0.1 msn.com
127.0.0.1 msn.com.br

Após inserir as URLs é necessário ir em "Arquivo" - "Salvar"

Terceiro passo:

Após realizar a inserção é necessário reiniciar o computador.

O computador ficará bloqueado para todas as URLS inseridas no segundo passo. É importante observar que existem várias formas de acessos e bloqueios. Essas URLs são algumas delas. Os bloqueios também podem ser feitos pelos programas Proxy e Firewall.

________________