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Seminário Assédio Moral Trabalhista

segunda-feira, 31 de julho de 2006

Atualizado às 09:24


Seminário

Assédio Moral Trabalhista


Como prevenir e defender-se de ações judiciais

  • Data: 24/8
  • Horário: 8h30 às 18h15
  • Local: Mercure Paulista Hotel - Rua São Carlos do Pinhal, 87- SP

O Assédio Moral Trabalhista não é um fenômeno novo - existe desde que existem as relações trabalhistas. No entanto, no passado, o assédio moral não era questionado pelo funcionário. De alguns anos para cá, esta realidade mudou. O assédio moral tem provocado uma quantidade crescente de ações judiciais contra empresas de todos os setores. Os responsáveis pela empresa na maioria das vezes nem têm conhecimento da ocorrência do problema até receber uma intimação judicial. Em princípio, a empresa é responsável pelo que ocorre no seu ambiente, inclusive nas relações entre chefe e funcionário e também entre os próprios colegas de trabalho. Além do prejuízo financeiro, o assédio moral provoca a queda de rendimento profissional e, algumas vezes, alteração no clima de trabalho de toda a equipe.


Desde 2002, bancos, redes de fast-food, montadoras, empresas públicas, enfim, empresas dos mais variados setores já se sentaram no banco dos réus. As condenações estipulam indenizações que variam de R$ 5 mil a R$ 2 milhões. As reclamações vão desde o funcionário ter sido chamado de "burro" até ao executivo, que após ser promovido, ter tido seus móveis substituídos por outros de menor qualidade, perder o motorista e ser impedido de intervir em reuniões de diretoria.


Segundo levantamento da Organização Internacional do Trabalho (OIT), a violência moral no trabalho é um fenômeno mundial e provoca danos à saúde física e mental. O assunto mostra que são necessárias mudanças na administração de pessoal. É preciso adotar novos mecanismos administrativos e novas formas de recrutamento. Mesmo com todo o cuidado, é fundamental que a empresa esteja pronta para se defender no caso de uma ação judicial, evitando a condenação em pesadas indenizações.


-Como identificar um assédio moral?


-Como caracterizá-lo?


-Como evitar que ele ocorra dentro da empresa?


Participe deste seminário e conheça cases e os fundamentos jurídicos. Ouça as análises de especialistas para melhor administrar ou evitar o assédio moral em sua empresa.


Programação


8h30 Distribuição de credenciais


9h Assédio moral: guerra por espaço profissional ou conflito de condutas?

  • Conceituação de assédio moral
  • Um fenômeno antigo e mundial
  • Os riscos à saúde física e mental

-Margarida Barreto

Médica do trabalho e ginecologista, mestre e doutora em Psicologia Social pela PUC-SP, autora do livro "Violência, saúde, trabalho - Uma jornada de humilhações", pesquisadora do NEXIN/PUC/SP (Núcleo de estudos psicossociais da dialética exclusão/inclusão social)


9h45 Debates


10h Coffee Break


10h20 Repercussões jurídicas

  • Conceituação legal e tipos característicos
  • Quem é o assediador? Quem é a vítima?
  • Quem responde juridicamente: a empresa ou o agente?
  • Como prevenir distinguindo entre atuação pedagógica e abuso de poder?
  • Casos - jurisprudência / valor das indenizações

-Maria de Fátima Zanetti Barbosa e Santos

Juíza do Trabalho aposentada do TRT de São Paulo, mestranda pela PUC São Paulo, Professora convidada do Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP ) , Professora do curso de pós-graduação da FACCAMP, sócia consultora do Escritório Granadeiro Guimarães Advogados


11h05 Debates


11h20 Quando o Ministério Público do Trabalho entra em cena

  • A fundamentação legal para a atuação do MPT
  • Como é a investigação da denúncia
  • O desafio do órgão para a redução de ocorrências

-Adelia Augusto Domingues

Procuradora do Trabalho do MPT da 2ª Região, em São Paulo


12h05 Debates


12h20 Almoço


14h00 As desordens psicológicas

  • Sentimento de inferioridade, baixa auto-estima, depressão de funcionário e a ocorrência de assédio moral na empresa
  • Dicas de como identificar e como reverter o quadro

-Daniel Kupermann

Psicanalista, professor e pesquisador (CNPq) do Departamento de Psicologia da Universidade Federal Fluminense


14h45 Debates


14h55 Gestão de pessoas

  • O que as empresas perdem com o assédio?
  • Medidas efetivas para evitar o assédio moral na empresa - Integrando o departamento de RH, diretoria e gerentes.
  • A formação e a promoção da liderança na empresa
  • Comprometa as pessoas com o PLR (Participação nos Lucros e Resultados)

-Élio Jovart Bueno de Camargo

Consultor organizacional e RH, criador do método GRP (Gestão de Relacionamento de Parcerias), formado em Ciências Sociais pela USP e pós-graduado em Administração pela FGV


15h40 Debates


15h55 Coffee Break


16h15 A empresa no banco dos réus

  • Quem responde pelo "agressor" é a empresa
  • Como agir diante de um processo judicial de assédio moral?

-Paulo Sérgio de Moura Franco

Advogado sócio e fundador do escritório Franco, Kelly, Mattei & Advogados Associados


17h Debates


17h15 Case: A experiência do Metrô para prevenir assédio moral

  • Conceito, tipos e cuidados a serem adotados
  • Preparação das lideranças da empresa para lidar com o assunto

-Fábio Nascimento

Gerente de Recursos Humanos do Metrô, advogado, com vários cursos na área de Gestão de Pessoas e atuando há 25 anos em empresas públicas e privadas, em RH e em Negociações Coletivas


18h Debates


18h15 Encerramento


Investimento


-R$ 1.480,00 para inscrições pagas até o dia 17 /8

-R$ 1.660,00 para inscrições pagas após o dia 17/8

*Inclusos: custos de material, coffee break, almoço e estacionamento

**Vagas Limitadas

Realização

  • InterNews Com.Emp. e Editora
___________

Para concorrer à vaga:


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INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES


TELEFONE

0800-177 707 / (11) 3751-3430


e-mail

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