AGENDA

  1. Home >
  2. Agenda >
  3. A inteligência competitiva no processo de planejamento estratégico

A inteligência competitiva no processo de planejamento estratégico

terça-feira, 8 de agosto de 2006

Atualizado às 13:11


Seminário

 

A inteligência competitiva no processo de planejamento estratégico

  • Data: 12/9
  • Local: Mercure Paulista Hotel - Rua São Carlos do Pinhal, 87 - SP

Apresentação


Em muitas empresas do Brasil e do mundo, a Inteligência Competitiva (IC) é uma poderosa arma no processo de Planejamento Estratégico, principalmente nas ações de monitoramento do mercado e da concorrência. A capacidade de gerenciar informações importantes e gerar conhecimento relevante para as empresas planejarem suas ações de curto, médio e longo prazos, é de extrema importância para aumentar a competitividade e a lucratividade nos negócios.


As organizações que ainda não implantaram ações de IC perdem a oportunidade de traçar com maior eficiência um planejamento estratégico de ações táticas e operacionais. E, além disso, encontram grandes dificuldades para conhecer e analisar a atuação estratégica dos seus principais concorrentes. Aprender a monitorar de forma inteligente o ambiente competitivo e identificar os sinais de mudanças são medidas que evitam falhas na elaboração e na implementação do planejamento estratégico e evitam prejuízos para as empresas.


Para compreender essas e outras questões técnicas, a InterNews reúne alguns dos principais executivos e especialistas sobre Planejamento Estratégico e Inteligência Competitiva.


Participe deste seminário e saiba por que a Inteligência Competitiva tornou-se indispensável para a melhor elaboração e execução de Planejamento Estratégico.


Programação


8h30
- Credenciamento


9h
- Inteligência Competitiva em apoio ao Planejamento Estratégico: uma visão sobre as práticas internacionais da SCIP

  • Inteligência Competitiva e Planejamento no âmbito da Society of Competitive Intelligence Professionals - SCIP;
  • Inovação em IC: Repensando o ciclo de Inteligência Competitiva para melhor atender o planejamento estratégico;
  • Métodos de análise que fazem a diferença.

- Alfredo Passos

Sócio-diretor da Knowledge Management Company. Prof. MSc. dos cursos de graduação (Inteligência Competitiva) e Pós-Graduação (Estratégias Empresariais) da ESPM. Voluntário e Coordenador do Capítulo Brasileiro da SCIP - Society of Competitive Intelligence Professionals. È o primeiro profissional da América Latina a receber o Prêmio SCIP Catalyst Award. Entre os vários cursos internacionais que realizou, destaca-se o curso na AOTS - Association of Overseas Technical Scholarship do Japão.


10h20
- Coffee Break


10h40
- Caso União Energia: Como a Inteligência Competitiva melhora a eficiência do Planejamento Estratégico.

  • Identificação do tráfego de informações;
  • Análise dos principais concorrentes e pontos críticos para a empresa;
  • Antecipação de ações dos principais concorrentes.

- Latino de Carvalho

Coordenador do programa de Inteligência Competitiva da área de Estratégias e Negócios da União Energia. Doutor em Administração pela Unicamp. MBA em Negócios, Planejamento Estratégico, Informação e Contra-informação de Mercado pela Harvard University.


11h30
- Caso Siemens: A Inteligência Competitiva no processo de Planejamento Estratégico de grandes empresas:

  • O que são atividades de Inteligência Competitiva?
  • Aplicação da Inteligência Competitiva no Planejamento Estratégico
  • Quais são os fatores críticos de sucesso?

- André Amaral

Consultor de Marketing Estratégico da Siemens.


12h20
- Almoço


14h
- Caso Carbocloro: Como utilizar a Inteligência Competitiva no planejamento de ações para monitorar concorrentes

  • Redução dos riscos nas tomadas de decisão
  • Identificação dos pontos fracos e fortes dos principais concorrentes
  • Planejamento Estratégico das ações de curto, médio e longo prazos

- Nívio Machado Rigos

Diretor da Carbocloro S.A Indústrias Químicas - joint-venture da UNIPAR com a Occidental Chemical Corporation.


15h
- Inteligência Competitiva em Ação: métodos para estimar e analisar reações de competidores.

  • Inteligência competitiva: saindo da coleta de dados para modelos efetivos de decisão estratégica;
  • Modelando decisões estratégicas: curto, médio e longo prazos;
  • Exemplo de modelo para prever reações de competidores.

- Sérgio Giovanetti Lazzarini

Professor do Ibmec-SP. Doutor em Business Administration pela Washington University.


15h50 -
Searching aplicado à Inteligência Competitiva no processo de Planejamento Estratégico de Marketing

  • Conceitos, técnicas e a prática da aquisição e monitoramento das informações
  • Utilizando a Inteligência Competitiva no Planejamento Estratégico de Marketing

- André Cavalcanti

Consultor e gerente da André Cavalcanti & Consultores Associados. Pós-Graduado em Marketing e em Gestão Estratégica de Informações pela UFRJ. Membro da Associação Brasileira de Inteligência Competitiva.


16h35 -
Coffee break


16h55 -
A utilização das ferramentas da Internet em Inteligência Competitiva e Planejamento Estratégico

  • Como obter dados relevantes sobre seus concorrentes e clientes na internet

- Edson Dacal

Diretor da Basics, empresa que desenvolve soluções de internet para grandes corporações.


17h40 -
Modelo de Inteligência Competitiva no Planejamento Estratégico de Marketing

  • Como ensinar a organização a pensar estrategicamente?
  • Práticas de pesquisa de mercado e pesquisa de satisfação de clientes: vencendo resistências internas
  • Inteligência Competitiva como apoio às ações de marketing de relacionamento e comunicação corporativa

- Roberto Haidar

Superintendente de Marketing e Serviços da Associação Comercial de São Paulo.


18h20
- Encerramento.


*Vagas Limitadas.


Investimento


- R$ 1.480,00 até dia 5/9

- R$ 1.640,00 após dia 5/9


*Inclusos: material, coffee break, almoço e estacionamento.

_____________________


Para concorrer à vaga:


Clique aqui.


INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES


TELEFONE

0800-177 707 / (11) 3751-3430


e-mail

[email protected]