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Conferência - Comunicação interna

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Atualizado às 09:52


Conferência

Comunicação interna

  • Data: 25 a 27/11
  • Horário: 8h
  • Local: Meliá Jardim Europa, São Paulo, SP

Promova a comunicação interna orientada a resultados para gerar vantagem competitiva com estratégias alinhadas aos objetivos do negócio.

Programação

25/11 - terça-feira

8h - Recepção e entrega de documentação

8h30 - Abertura da conferência pelo Presidente de Mesa

-Carlos Henrique Carvalho
Secretário - Executivo ABRACOM.

8h45 - Plano de comunicação por um novo jeito de ser: toda a organização precisa se mobilizar para mudança de cultura

Sendo a comunicação a principal ferramenta do Endobranding, ela precisa se utilizar de instrumentos que promovam a sua estratégia de vendas de "idéias, comportamentos e atitudes" - mobilização.

  • A importância da comunicação interna para o alinhamento das ações estratégicas
  • Comunicação Interna e Planejamento estratégico: apoiar a equipe dirigente e lideranças para estabelecer comunicação alinhada com a marca única
  • Criar mecanismos para realimentar o processo a partir da percepção dos Colaboradores
  • Como a Comunicação Interna pode ser mais estratégica e contribuir sistematicamente para a construção do Jeito Oi de Ser?
  • Convergir verdadeiramente requer mobilizar as pessoas, criar ambiente para que realizem suas ambições e tratar estrategicamente os momentos de verdade no relacionamento com a empresa

-Manoela Osório
Gerente de Comunicação e Cultura Organizacional Oi.

*Caso prático

9h30 - O papel da comunicação interna no fortalecimento da imagem corporativa - alinhamento com a liderança e princípios corporativos

  • Como garantir o apoio da liderança
  • O papel chave da liderança na comunicação
  • A importância dos princípios corporativos e sua disseminação
  • Fortalecimento da imagem corporativa a partir da comunicação interna
  • Resultados

-Palestrante será divulgado no site Diretor de Comunicação Interna EMBRAER

*Caso prático

10h15 - Networking coffee break

10h45 - Change management - como a comunicação interna deve ser trabalhada durante processos de mudanças

  • O papel do comunicador em processos de mudanças
  • A comunicação interna como peça chave para o sucesso em processos de mudança organizacional
  • Mapeamento do público interno e ferramentas necessárias
  • Alinhamento com os líderes
  • Resultados obtidos

-Luciana Giles
Gerente de Comunicação RENAULT.

*Caso prático

11h30 - Era da informação - como garantir o sucesso das ações de comunicação em meio a disputa pela atenção do funcionário

  • Veículos estratégicos de comunicação (ouvidoria interna e grupos de Afinidade)
  • Desafios da comunicação (qualificação profiissional e descentralização)

-Silvia Tyrola
Gerente de Comunicação Interna ACCENTURE.

*Caso prático

12h15 - Comunicação interna 360o - A experiência da IBM Brasil

  • Comunicação já era, agora é Transformação
  • Estabelecendo a gestão da comunicação
  • Determinando o estado de espírito da empresa
  • Comunicação global X comunicação local
  • Comunicação a la carte: cada funcionário com seu menu
  • Comunicação para liderança

-Mauro Segura
Diretor de Comunicação IBM BRASIL.

-Flavia Apocalypse
Gerente de Comunicação Interna IBM BRASIL.

*Caso prático

13h - Almoço

14h - Estruture um comitê de comunicação interna e garanta resultados efetivos na disseminação da informação

  • A comunicação geralmente falha em função de um sistema ou ferramentas inadequadas, mas principalmente como resultado de canais deficientes de comunicação, entre os quais se destaca o fator humano. O envolvimento multidisciplinar pode ajudar a minimizar esta questão.
  • Como motivar, integrar e alinhar os esforços de todas as áreas para atingir os objetivos traçados na estratégia organizacional através de um Comitê de Comunicação multifuncional.
  • Objetivos, estratégias, plano de ação e exemplos

-Renata Rizzo Presta
Gestora de Comunicação Corporativa para a América Latina VOITH SIEMENS.

*Caso prático

14h45 - Comunicação interna feita pelo colaborador - como garantir a efetividade da comunicação a partir da interação do público interno

  • Mídias oficiais, espontâneas, locais, globais, externas e internas. Em meio à tanta exposição de informações, como atrair a atenção do público interno para assuntos pertinentes à empresa e aprimorar o fluxo de comunicação entre os níveis hierárquicos? Para a Atento, o segredo está na comunicação feita pelo colaborador para o próprio colaborador.
  • A importância de inovar com canais de comunicação já consagrados pelas corporações
  • Valores e atributos: como envolver os colaboradores na disseminação destes temas
  • Proximidade: a relação que vale ouro no dia a dia de uma empresa
  • Resultados obtidos

-Luis Alcubierre
Diretor de Comunicação ATENTO.

-Ana Cristina Santos
Gerente de Comunicação Interna ATENTO.

*Caso prático

15h30 - O impacto da comunicação interna e seus canais para a gestão do clima organizacional

  • O papel da pesquisa interna para o desenvolvimento de planos de comunicação
  • Comunicação interna como parceiro das práticas de RH
  • SAC interno como canal direto de comunicação para os colaboradores
  • Resultados

-Luciana Ranieri
Gerente de Comunicação Interna e Ambiente Corporativo Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein.

*Caso prático

16h15 - Networking coffee break

16h45 - Transforme seus colaboradores em embaixadores da empresa a partir de ações estruturadas de comunicação interna

  • Compreenda o papel do colaborador na construção e fortalecimento de uma empresa
  • Qual é o papel da comunicação interna nesse contexto
  • Disseminação da cultura organizacional como peça chave para a transformação do colaborador em embaixador
  • Resultados obtidos

-Ricardo Vicalvi
Coordenador de Comunicação Interna América Latina PHILIPS.

-Fernanda Carvalho
Gerente Geral de Comunicação Corporativa América Latina PHILIPS.

*Caso prático

17h30 - Desenvolva estratégias para a comunicação interna baseadas nos colaboradores e alinhadas com o objetivo do negócio

  • Como pensar comunicação interna estrategicamente
  • Comunicação interna como suporte ao crescimento sustentável da empresa
  • A dinâmica da comunicação - promova
  • O patrocínio da liderança como peça chave para o sucesso das ações de comunicação
  • Resultados da comunicação interna na Nextel

-Roberta Germano
Gerente de Comunicação NEXTEL.

*Caso prático

18h15 - Encerramento do primeiro dia da conferência

26/11 - quarta-feira

8h - Recepção

8h30 - Abertura da conferência pelo Presidente de Mesa

8h45 - Comunicação interna como peça chave no sucesso dos negócios - compreenda como um bom plano de comunicação com o público interno impacta positivamente na estratégia corporativa

  • Desenvolva um plano de comunicação interna alinhado à estratégia corporativa
  • Comunicação interna como peça chave para o sucesso dos negócios
  • Garanta o envolvimento dos colaboradores com uma comunicação transparente das metas e resultados
  • Canais formais de comunicação alinhados à estratégia de comunicação
  • Mensure os resultados

-Stefania Valle
Gerente de Comunicação Interna REDECARD.

*Caso prático

9h30 - Engajamento do público interno através de uma comunicação simples, ágil, transparente e que promova ações incentivadoras

  • Entenda a cultura organizacional e a transmita aos colaboradores de forma clara e motivadora
  • Como ser percebida pela base de clientes internos como diferencial no entendimento e apoio aos processos da empresa e pelos executivos como fundamental para disseminação e engajamento na estratégia dos negócios
  • Promova reconhecimentos dos funcionários
  • Mobilize para Resultados, viabilize o Marketing externo e prepare para mudanças

-Rosangela Villareal
Gerente de Endomarketing LOSANGO.

*Caso prático

10h15 - Networking coffee break

10h45 - Comunicação interna como pilar para programas de responsabilidade social

  • Quando pensamos em responsabilidade social nas empresas, precisamos entender que o principal público a ser envolvido é o interno. Sem o engajamento dos colaboradores, qualquer campanha de responsabilidade social acaba fadada a ser mais uma ação de marketing
  • É possível pensar em responsabilidade social sem os colaboradores?
  • Campanha de Responsabilidade Social - Como garantir a participação e colaboração do público interno
  • Como identificar os fatores que motivam a participação
  • Impactos positivos para o negócio

-César Rua
Gerente de Comunicação Interna GRUPO TELEFÔNICA.

*Caso prático

11h30 - Como Contratar Comunicação Interna - o mercado de agências de comunicação

  • O mercado de comunicação corporativa
  • Comunicação interna: estratégia e parceria
  • O papel das agências nas políticas de comunicação interna
  • O perfil dos serviços de comunicação interna: o portfólio do mercado

-Carlos Henrique Carvalho
Secretário-Executivo ABRACOM.

12h15 - O portal corporativo como ferramenta de gestão de pessoas

  • Portal corporativo, ferramenta fundamental para a comunicação interna
  • O portal corporativo como fator de engajamento do público interno
  • Como maximizar o fluxo de informações e a acessibilidade do portal
  • Alinhamento do conteúdo digital com a estratégia corporativa e os objetivos do negócio

-Daniel Bruin
Gerente Executivo de Comunicação Interna SANTANDER.

*Caso prático

13h - Almoço

14h - Estratégias para a disseminação da informação para todos os colaboradores - Como chegar a todos os níveis hierárquicos e vencer barreiras geográficas e culturais

A TV Wal-Mart é uma ferramenta de comunicação interna que faz uso de tecnologia de ponta para atingir um público diversificado e disperso geograficamente. Através de transmissões via satélite 24h por dia, ela possibilita a disseminação de informações da empresa e suporta a tomada de decisões de negócio. Nesta palestra você vai conhecer:

  • TV Corporativa como ferramenta estratégica de negócio
  • Potencial de comunicação e interatividade dessa ferramenta
  • Vantagens e desvantagens de uma TV Corporativa

-Silene Chiconini
Diretora de Comunicação WAL-MART.

*Caso prático

14h45 - A importância da comunicação interna face to face em tempos da internet

  • Envolvimento do público interno com a comunicação direta
  • Como vencer a tecnologia na disputa pela atenção do funcionário
  • Transparência e comunicação aberta entre todas as camadas hierárquicas por meio da comunicação direta face to face
  • Resultados

-Elisa Prado
Diretora de Comunicação TETRA PAK.

*Caso prático

15h30 - Evolução da Comunicação no Grupo Votorantim: os desafios de uma empresa cada vez mais global e seus 60 mil funcionários

  • A evolução da governança corporativa e o novo posicionamento do Grupo
  • Mudança cultural: a unidade na diversidade
  • As diretrizes do sistema de gestão Votorantim para a área de comunicação
  • A comunicação interna e seus diversos públicos - no Brasil e no mundo

-Malu Weber
Gerente Geral de Marca e Comunicação Corporativa GRUPO VOTORANTIM.

-Mylene Ferreira
Consultora Interna de Comunicação Interna GRUPO VOTORANTIM.

*Caso prático

16h20 - Networking coffee break

16h50 - Comunicação Interna como estratégia do negócio

Técnicas de comunicação e como aferir sua parcela de contribuição no resultado

  • Como a Comunicação interna da SKY atua como parte estratégica do negócio e não somente como área de suporte
  • Comunicação simples
  • Como avaliar a eficiência da comunicação
  • Jogos, interatividade, jornal interno, mascote - diferenciação de formatos para reter o máximo de conteúdo
  • Interface com as áreas

-Solange dos Santos Alves
Gerente de Comunicação e Qualidade SKY.

*Caso prático

17h35 - O futuro da Comunicação Interna - Próximos passos para garantir a excelência na gestão da comunicação interna

Os objetivos deste painel é gerar uma discussão sobre o real papel da comunicação interna sobre a estratégia corporativa orientada a resultados e levantar os pontos sobre os atributos necessários para a área e para os profissionais que com ela atuam se posicionarem como peças chave para o sucesso das organizações.

  • Melhores práticas na comunicação interna
  • Quais são os próximos passos para garantir o posicionamento estratégico da comunicação interna nas organizações
  • Trends - repensando a comunicação interna nas organizações

-Viviane Mansi
Public Affairs Manager MERCK SHARP & DOHME.

-Elisa Prado
Diretora de Comunicação TETRA PAK.

-Mauro Segura
Diretor de Comunicação IBM BRASIL.

-Juliana Marques
Superintendente de Endomarketing HSBC.

18h35 - Encerramento da conferência

27/11 - quinta-feira

8h30 - Recepção e café

9h - 11h30 - Workshop A: Construção de um plano de comunicação baseado em indicadores de performance

A comunicação interna precisa ir além da mera formalidade de transmitir informações para os colaboradores. Como qualquer outra área, precisa gerar resultados para o negócio, baseados em indicadores claros de desempenho. Para isso, é preciso que a área tenha um bom planejamento e boas métricas.

  • Como a comunicação interna pode contribuir para os negócios
  • Como desenvolver um plano de comunicação alinhado com a estratégia corporativa
  • Quais critérios devem ser analisados na definição de metas e métricas
  • O que mensurar

-Viviane Mansi
Public Affairs Manager MERCK SHARP & DOHME.

10h - Networking coffee break

*Caso prático

11h45 - 15h30 - Workshop B: Novas mídias - Wikis, blogs, web 2.0 - como ser mais efetivo na comunicação interna na era da tecnologia e colaboração

O grande volume de informações e a tecnologia acabam por deixar a comunicação com uma cara mais formal e dura, sem o contato direto e a interação das partes. Neste workshop saiba como novos canais e ferramentas alinhados com a estratégia e cultura corporativa podem transformar a comunicação interna

  • Novas mídias - quais canais são mais eficientes na era da colaboração
  • Qual é o impacto que a tecnologia causa na dinâmica da comunicação
  • Cultura organizacional - como garantir o fluxo das informações
  • Resultados obtidos

-Juliana Marques
Superintendente de Endomarketing HSBC.

-Luciano Miranda
Gerente da Intranet Brasil HSBC.

12h45 - Almoço

*Caso prático

15h45 - 18h - Workshop C: Desenvolvendo métricas para garantir o retorno sobre investimentos em comunicação interna

Como uma área estratégica para a empresa, a comunicação interna precisa ter em seu planejamento indicadores de performance estabelecidos para garantir a efetividade de sua ações. Sem esses indicadores dificilmente seriam possíveis o alinhamento da área com a estratégia corporativa e o desenvolvimento de ações estruturadas de comunicação interna.

  • A importância da definição de métricas para comunicação interna
  • Como definir indicadores de desempenho alinhados à estratégia da comunicação e do negócio
  • Quais critérios devem ser observados para o estabelecimento de indicadores
  • Simulação de um caso fictício

-Suzel Figueiredo
Diretora INSTITUTO ABERJE DE PESQUISA, Professora de Pesquisa em Projetos Aplicados FAAP - FACULDADE DE COMUNICAÇÃO, Conselheira da ASBPM - ASSOCIAÇÃO SOCIEDADE BRASILEIRA DE PESQUISA DE MERCADO.

16h45 - Networking coffee break.

Realização

  • IQPC Brasil - International Quality & Productivity Center

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