AGENDA

  1. Home >
  2. Agenda >
  3. Curso - Gestão de documentos com foco na redução de custos

Curso - Gestão de documentos com foco na redução de custos

terça-feira, 3 de março de 2009

Atualizado às 09:04


Curso

Gestão de documentos com foco na redução de custos

  • Data: 28/4/09
  • Horário: 10h às 17h
  • Local: Museu João e Maria, av. Marechal Floriano, no. 19-sobreloja, Centro, Rio de Janeiro/RJ

Apresentação

O curso tem carga horária de 7 horas, e pretende abordar a questão da Gestão Documental com foco na redução de custos.

Diante do cenário atual, as empresas devem racionalizar suas despesas, não importa se são de pequeno, médio ou grande porte. O relacionamento com fornecedores e clientes é visto de outra forma, e a análise de custos e benefícios é questão essencial para a própria sobrevivência das instituições.

A JCCA criou este programa voltado para os profissionais de gestão da documentação, e para aqueles que negociam os contratos de terceirização, com conceitos básicos para implantar, criar, manter e gerir um arquivo ou centro de documentação, seja ele nos suportes físico ou digital.

Arquivistas, bibliotecários, administradores, secretárias, assistentes e auxiliares, enfim, todos aqueles que vivenciam a prática da gestão documental poderão participar de nosso encontro.

  • Você terá contato com os conhecimentos mais avançados em termos de Arquivologia e Documentação, com estudos de caso que permitem avaliar a adequação do acervo à realidade de sua empresa, fornecendo as técnicas corretas para gestão de dados, documentos, informação e conhecimento.
  • Os alunos poderão ser capacitados a aplicar os conhecimentos de forma prática, inclusive no que diz respeito ao uso das novas tecnologias de gestão de acervos, com métodos que podem ser utilizados em empresas de qualquer porte.

Programa

9h - 9h30 - Café de Boas-Vindas

9h30 - 10h - Credenciamento e Recepção

10h - 10h40 - Abertura

  • A Importância do arquivo e do documento em tempos de crise: A gestão documental como fonte de recursos informacionais para empresas de qualquer porte. Prevendo demandas trabalhistas e tributárias.

10h40 - 11h - Intervalo para Café

11h - 11h40 - O que é Documento / Informação / Documentação

1. Conceitos básicos de arquivo

2. O ato de arquivar e seus benefícios para a empresa

3. Requisitos básicos para uma boa administração de Arquivo

4. Para que serve a Tabela de Temporalidade:

Espaço x Tempo

5. Estudos de Caso: exercícios com os participantes

11h40 - 12h - Reservado para Perguntas e Debates

12h - 14h - Intervalo para Almoço

14h - 14h40 - O arquivo e o documento

1. Como classificar os documentos de sua empresa, com os objetivos de proteger e resguardar as informações.

2. Níveis de proteção.

3. As diferentes formas de apresentação dos arquivos.

4. Ferramentas tecnológicas aplicadas à Gestão Documental.

14h40 - 15h - Reservado para Perguntas e Debates

15h - 15h20 - Intervalo para Café

15h20 - 16h - Metodologias para gestão documental

  • Alfabético, Numérico, Alfa-Numérico, Decimal, Geográfico
  • Outros Métodos de Classificação de Arquivo (variadex, indexação coordenada, entre outros). Atividades práticas: estudos de caso.

16h - 16h20 - Reservado para Perguntas e Debates

16h20 - 17h - Encerramento:

  • As novas tecnologias de digitalização de documentos: da microfilmagem ao GED.
  • Após o Encerramento, teremos um Coquetel com show de música brasileira ao vivo.

Palestrante

Consultora com 24 anos de experiência em projetos de gestão documental, especialista em Ciência da Informação pelo IBICT- Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Professora de Arquivologia da Faculdade Estácio de Sá, Curso Degrau Cultural e Curso Maxx, Gestora do Museu João e Maria da Capemi e responsável técnica pela implantação dos Centros de Documentação e Informação da CAPEMI, COMPREV, SINDEPP, Saipem do Brasil, Braskem, Proedes, dentre outros. Responsável pela produção, gerenciamento e Comercialização da Base de Dados de Negócios BIS - Business Information Systems. Coordenadora do Projeto EscolaUM - Tecnologia da Informação em Escolas Públicas.

Importante

Neste evento você terá a oportunidade de agendar uma avaliação de seu acervo documental, com o objetivo de fazer um diagnóstico da situação de seus documentos.

Entre em contato com o e-mail [email protected] ou procure um de nossos representantes no dia do seminário.

Investimento

Deposito Identificado : R$ 380,00

Dados para depósito:

Razão social: JORGE CERQUEIRA CONSULTORES ASSOCIADOS LTDA.

Banco Itaú

Agência 0715

Conta corrente 42651-6

*mande o comprovante de seu depósito digitalizado. (eventos@jcca.com)

Cartão Visa - 3x R$ 126,66 sem juros

Observações

Substituições de inscritos são permitidas, desde que comunicadas por e-mail à equipe organizadora em até 72 horas antes do evento.

Cancelamentos: Para cancelar a sua participação você deve enviar um comunicado por e-mail (eventos@jcca.com) com até 5 dias úteis de antecedência, para que possamos fazer a devolução do valor investido.

Participação dos clientes: Sua participação durante o evento é esperada e até mesmo estimulada. A intenção da JCCA ao criar a área de eventos é incentivar os debates profissionais, a reflexão sobre as novas ferramentas eletrônicas e criar um meio em que a atuação no mercado de trabalho seja sempre a melhor possível. Nossa missão é preparar os profissionais, levando o melhor conteúdo e o melhor conhecimento.

Realização

  • Jorge Cerqueira Consultores Associados - Jcca

____________

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES

TELEFONE

(21) 7865-8214

e-mail

eventos@jcca.com

ou

Clique aqui