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Gestão estratégica de sociedades de advogados

sexta-feira, 26 de junho de 2009

Atualizado às 10:10


Gestão estratégica de sociedades de advogados

  • Data: 22, 23 e 24/7/09
  • Horário: 9h às 17h30
  • Local: Auditório da Central Prática, rua Frei Caneca, 159, Cerqueira César, São Paulo/SP (para visualizar o mapa da região, clique aqui)

O que esperar deste workshop

As modificações estruturais pelas quais a área jurídica vem passando nos últimos anos contribuiram para exigir dos sócios e gestores de escritórios visão e ação empresariais, sem que isto implique na descaracterização da profissão ou no desrespeito às normas legais que regulam a advocacia. Dividido em três módulos, o curso possui enfoque eminentemente prático, visando a apresentação de alternativas de gerenciamento administrativo, financeiro, de recursos humanos e de marketing que contribuam para inserir gestores de negócios jurídicos no novo contexto da advocacia empresarial. Os palestrantes são experientes consultores, que trabalham com consultoria para o desenvolvimento de escritórios há mais de 9 anos.

Público alvo

Sócios, administradores legais, diretores, gerentes e demais profissionais que tenham funções de planejamento e gestão de sociedades de advogados.

Programação

O curso é dividido em três módulos independentes entre si, cada um com carga horária de sete horas:

Módulo I - Planejamento, organização, sistema, métodos e finanças

  • Planejamento estratégico:
  • Como planejar e estruturar o escritório ou uma reforma administrativa;
  • Níveis de planejamento (estratégico, tático e operacional);
  • Atividade prática: elaborando o planejamento estratégico de uma determinada atividade;
  • Construção de planejamentos estratégicos setoriais.
  • Manuais:
  • Normas e padrões de funcionamento;
  • Manuais que devem estar presentes em escritórios;
  • Como elaborar os manuais (parte prática);
  • Manuais de atribuição de funções;
  • Planos de ausência;
  • Funcionogramas;
  • Organogramas;
  • Fluxogramas - a representação gráfica das tarefas do escritório.
  • Planejamento, organização e controle de publicações e prazos:
  • Utilização do sistema de controle processual;
  • Controle de qualidade e de prazos.
  • Planejamento financeiro e orçamentário:
  • Controle de custos;
  • Budget;
  • Controle de rendimento e de custos por áreas ou setores;
  • Custo dos serviços;
  • Centro de custos;
  • Organização, controle e reembolso de despesas e honorários.
  • Desempenho e qualidade na advocacia:
  • Certificações de qualidade na advocacia;
  • Indicadores de desempenho.
  • Equipamentos e sistemas:
  • O processo digital no escritório;
  • Inovações tecnológicas aplicáveis aos escritórios.
  • Gerenciando o escritório por meio do software de controle processual:
  • Como tornar o software útil e eficaz;
  • Implantação;
  • Exercício prático: como elaborar um cronograma de implantação;
  • Cuidados no cadastro de informações;
  • Manual de utilização do sistema: características básicas;
  • Indicação dos principais softwares de controle processual e administrativo do mercado.
  • Organização de arquivos:
  • Apresentação de sistemáticas de organização de arquivos.

Módulo II - Gestão de pessoas.

  • Desenvolvimento de Líderes:
  • Diferenças entre: liderança x gerência, liderança x poder;
  • Qualidades, características e habilidades dos líderes;
  • Desenvolvendo lideranças;
  • Empowerment;
  • Cases.
  • Visão e missão:
  • Apresentação, importância e ferramentas necessárias para construção desse tipo de estratégia;
  • Exercício prático.
  • Estratégias motivacionais:
  • Políticas de recompensa;
  • Como escolher a melhor recompensa de acordo com cada situação;
  • Como motivar a equipe.
  • Apresentação de "estruturas horizontais": o segredo da gestão humana em escritórios:
  • Ferramenta motivacional para advogados;
  • Criação de profissionais multiplicadores;
  • Cases.
  • Recrutamento e seleção como ferramenta para o desenvolvimento:
  • Processo de atração: tornando seu escritório desejado;
  • Passo a passo de um recrutamento e seleção eficiente;
  • Técnicas avançadas de entrevista;
  • Principais cuidados a serem tomados (armadilhas!).
  • Treinamento e desenvolvimento:
  • Elaboração de projeto de treinamento;
  • Levantamento das necessidades;
  • Principais tipos e técnicas de treinamento;
  • Implantação e avaliação;
  • Análise de benefícios e custos de treinamento.
  • Regras e comportamentos:
  • Regras e regulamentos na gestão de pessoas;
  • Punições, promoções e problemas;
  • Cases.
  • Remuneração:
  • Tipos de contratação, seus riscos e "encaixes" de acordo com cada estrutura;
  • Plano de carreira ou plano de cargos e salários? é possível desenvolvê-los num escritório?
  • Cases.
  • Administração de conflitos;
  • Atribuição de funções e a difícil arte de delegar:
  • O profissional como parte da equipe, e não como cargo isolado;
  • Vantagens;
  • Apresentação de modelos.
  • Apresentação de estudos de casos de reestruturação humana;
  • Pesquisas de clima.

Módulo III - Marketing, relacionamentos e negócios na advocacia

  • O mercado da área jurídica - constatações e tendências;
  • Atendimento e relacionamento:
  • Como diferenciar-se;
  • Planejamento de contatos e relacionamento.
  • Gestão da qualidade como diferencial;
  • Diferenciais competitivos - como criá-los, exemplos práticos, cases;
  • Networking eficaz no meio jurídico:
  • Associações, relacionamentos e a localização do público-alvo.
  • Pesquisas de satisfação:
  • Formas de pesquisa, de acordo com a intenção do pesquisador;
  • Exercício prático: montando uma pesquisa.
  • Marketing de acordo com o código de ética:
  • Decisões dos Tribunais de Ética das OAB's;
  • Legislação aplicável;
  • Diretrizes sobre as restrições e proibições;
  • Construção de sites, folders, newsletters e outros materiais publicitários segundo as normas da OAB.
  • Usando a internet para conquistar antigos e novos clientes;
  • Técnicas negociação e apresentação;
  • Ferramentas da PNL - Programação Neurolingüística - que podem ser utilizadas em escritórios;
  • Valor dos serviços e aspectos psicológicos:
  • Como o cliente enxerga o valor dos serviços.
  • Projeto de marketing - exercício prático.

Palestrantes

-Mauro Scheer Luís
Bacharel em direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com formação em PNL - Programação Neurolingüística - pela Sociedade Brasileira de Programação Neurolingüística (SBPNL), tendo participado de cursos e treinamentos de formação gerencial na Alemanha e na Inglaterra. Cursou módulo de especialização em direito tributário no IBET - Instituto Brasileiro de Estudos Tributários, instituto complementar à USP. Cursou módulos de MBA em excelência gerencial pela FAAP. Foi advogado associado de M. Luís Advogados e sócio de Scheer e Tamarossi Advogados Associados. Membro da Ordem dos Advogados do Brasil (Secção São Paulo), da AASP - Associação dos Advogados de São Paulo e da APET - Associação Paulista de Estudos Tributários, autor de diversos artigos. Membro da comissão de cooperativismo da OAB/SP. É presidente da Central Prática e sócio de Scheer e Baraúna Advogados.

-Vanessa S. Scheer
Formada em psicologia e pós-graduada em administração de recursos humanos; consultora especializada em gestão de recursos humanos em escritórios de advocacia e departamentos jurídicos empresariais; responsável por vários cursos e treinamentos pessoais e empresariais em todo Brasil pela Central Prática; MBA em excelência gerencial pela FAAP; diretora executiva da Central Prática.

Observações

*Estão inclusos no valor do investimento: material de apoio, certificado de participação, almoço, estacionamento e dois coffee breaks (por módulo).

*A confirmação da realização do curso está sujeita a quorum mínimo; no caso de cancelamento, todo e qualquer valor pago a título de inscrição será devolvido, porém não nos responsabilizamos por gastos com passagens aéreas, traslados, hospedagem ou qualquer outra despesa.

Realização

  • Central Prática Educação Corporativa

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INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES

TELEFONE

(11) 3120-6806

e-mail

[email protected]

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