MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Cardeal Arcoverde

Cardeal Arcoverde

Conheça um pouca a biografia do 1º cardeal brasileiro

Da Redação

quarta-feira, 13 de abril de 2005

Atualizado às 07:55


Primeiro cardeal


Já se passa quase um século quando o então Papa, Pio X, resolveu outorgar a um prelado brasileiro a dignidade cardinalícia. No dia 14 de dezembro de 1905, Joaquim Arcoverde Cavalcanti de Albuquerque tornou-se o primeiro Cardeal brasileiro. Veja abaixo uma pequena biografia do primeiro cardeal brasileiro.


CARDEAL ARCOVERDE

[1850/1930]


Joaquim Arcoverde Cavalcanti de Albuquerque

, nasceu em Cimbres, município de Pesqueira, Estado de Pernambuco, a 17 de Janeiro de 1850, ano que entrou em vigor o Código Comercial Brasileiro e o início da navegação a vapor nos rios amazônicos.

Após concluir seus estudos básicos no Brasil, partiu para Roma em 1906. Ali concluiu o curso de Ciências no Colégio Pio Latino Americano e o de Filosofia, na Universidade Gregoriana.

Foi ordenado sacerdote em 1874. Seguiu para Paris onde permaneceu dois anos. Em 1876 retornou ao Brasil, lecionando francês no Ginásio Pernambucano de Recife e Filosofia e filosofia no Seminário de Olinda, do qual foi também reitor num curto espaço de duração. Com 28 anos de idade, exerceu as funções de Pároco de Boa Vista e de São Frei Pedro Gonçalves em Recife e de Cimbres, sua terra natal, durante os anos de 1878 a 1879.

Em 1884, o Papa Leão XIII {Joaquim Pecci], nascido em Carpinetto [Itália], em 1810, Papa de espírito tolerante e de grande envergadura, durante sua gestão [1878 a 1901], nomeou-o prelado doméstico. Apresentado para Bispo Coadjutor do Arcebispo da Bahia, não aceitou o cargo. Em 1890, foi eleito Bispo de Goiás, em Roma, renunciando porém no dia seguinte ao de sua consagração.

Regressando ao Brasil, passou a residir em Itu, no Estado de São Paulo, saindo ao ser eleito Bispo Titular de Argos e nomeado Coadjutor com futura sucessão de D. Lino de Carvalho. Por morte deste, ocorrida em 1894, tornou-se Bispo Diocesano de São Paulo.

Em 1897, com 47 anos de idade, foi promovido a Arcebispo Metropolitano do Rio de Janeiro.

Em 1905, aos 54 anos de idade, um ano após visitar a Paróquia de Nossa Senhora da Apresentação de Irajá , o Papa Pio X [nasceu em Riese em 1835 e faleceu em 1914 e Papa desde 1903], resolveu outorgar a um prelado brasileiro a dignidade cardinalícia. Seria este o primeiro Cardeal da América Latina. A escolha caiu sobre D. Joaquim Arcoverde que foi então chamado a Roma, partindo em novembro do mesmo ano, elevado a Cardeal no dia 11 e consagrado no dia 14 de dezembro de 1905, regressando ao Rio de Janeiro em abril de 1906, sendo recebido com manifestações de regozijo.

Efetuou nova viagem a Roma, no ano de 1913 aos 63 anos de idade.

Publicou grande número de cartas pastorais, tendo também escrito "Síntese de Filosofia" e "Federação Católica".


Por ocasião de sua morte aos 80 anos de idade, ainda era o único Cardeal Latino Americano.

O Cardeal Joaquim Arcoverde, que teve uma significação importante no desenvolvimento religioso e progressivo da comunidade Irajaense com a sua visita a Paróquia de Nossa Senhora da Apresentação de Irajá, faleceu no Rio de Janeiro em 18 de abril de 1930.