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Editora Saraiva ingressa no ensino a distância e lança produto transmitido via satélite

Da Redação

sexta-feira, 11 de novembro de 2005

Atualizado às 07:03


Editora Saraiva ingressa no ensino a distância e lança produto transmitido via satélite

A Editora Saraiva, presente há 90 anos com expressiva liderança no mercado editorial jurídico e comprometida com a produção de conteúdo qualificado em apoio ao ensino, amplia sua atuação com a criação do VIA SARAIVA - ENSINO A DISTÂNCIA, inaugurando sua participação nesta modalidade de negócio.

O desafio de proporcionar conhecimento de qualidade com moderna tecnologia em diferentes regiões do Brasil resultou na parceria da Editora Saraiva com a empresa ENAD - Plataforma Educacional, responsável pela geração e transmissão dos programas e pela instalação dos equipamentos e com o IBAJ - Instituto Brasileiro de Aperfeiçoamento Jurídico, comandado pelo renomado professor, Dr. Edilson Mougenot Bonfim, encarregado de coordenar o conteúdo ministrado pelo seleto grupo de professores que compõem o corpo docente, e a partir desta união foi desenvolvido o primeiro produto do VIA SARAIVA: as Jornadas Jurídicas Saraiva, curso telepresencial produzido em estúdio de São Paulo e transmitido via satélite para as instituições de ensino em âmbito nacional.

As Jornadas Jurídicas Saraiva oferecem às universidades de Direito uma solução para a revisão dos conceitos trabalhados em sala de aula. Criadas a partir da necessidade de ampliar as atividades curriculares, visam melhorar o desempenho dos alunos em todas as etapas decisivas da vida acadêmica, incluindo sua passagem para a vida profissional com a preparação para a 1.ª fase do Exame da OAB. Dessa forma a valorização do nome da instituição de ensino se dará a partir do melhor rendimento dos alunos e, conseqüentemente, da melhor avaliação no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE).

Além das aulas transmitidas via satélite, as Jornadas Jurídicas Saraiva contam com site de apoio que traz diversos recursos, incluindo a disponibilização das apresentações utilizadas pelos professores para download e impressão para acompanhamento das aulas (www.viasaraiva.com.br).

O programa é ministrado em 15 módulos aos sábados e 2 aos domingos, num total de 120 horas-aula. Para sua implantação, a instituição deve dispor de sala de aula ou auditório adequados para o número de alunos inscritos, telão ou data show e som. Para maior interatividade com os professores,recomenda-se um computador com acesso à internet para envio de perguntas.

No semestre em andamento a Editora Saraiva iniciou a fase piloto do projeto, possibilitando que algumas universidades já pudessem oferecer as Jornadas Jurídicas aos seus alunos e as avaliações até aqui são animadoras.

Segundo o Prof. José Moreira de Assis, Gestor Acadêmico do Curso de Direito da UMC - Universidade de Mogi das Cruzes, o curso de Direito possui duração de 5 anos, o que dificulta ao aluno, que vai, normalmente, ao final do curso, prestar o Exame da OAB, recordar-se de todas as disciplinas que estudou, principalmente aquelas dos semestres iniciais. Para ele, um dos fatores que levaram a UMC a aderir ao programa é justamente a possibilidade da reciclagem das disciplinas para pessoas que já se formaram, ou ainda como reforço para aqueles alunos que ainda estão na faculdade. "Aliada à necessidade de se ter um instrumento de reciclagem para os alunos e conseqüentemente ao fato de o produto ser produzido pela Editora Saraiva, empresa com excelente reputação no mercado editorial jurídico, concluímos que só havia motivos para a formação da parceria", explica.

A campanha nacional de vendas das Jornadas Jurídicas Saraiva teve início no mês de setembro e diversas ações promocionais foram desenvolvidas para apoio à divulgação do novo serviço, dentre elas, a possibilidade de diretores e coordenadores de curso se inscreverem para conhecer o sistema e assistirem ao vivo as aulas dos próximos sábados, até 17.12.2005. Estima-se que cerca de 50 universidades brasileiras estarão se beneficiando do produto a partir de fevereiro de 2006.

Para José Luiz Próspero, Diretor Superintendente da Editora Saraiva, com a criação do VIA SARAIVA a empresa pretende atuar em parceria com as instituições de ensino, promovendo a aliança necessária para a transformação do conteúdo em conhecimento.

"Temos uma longa tradição de apoio ao ensino jurídico, através dos nossos livros e de serviços às instituições de ensino, professores e alunos. O objetivo agora é ampliar esta vocação utilizando outras mídias que se

mostrem viáveis tanto pedagógica quanto economicamente", conclui.
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