MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Cuba envia aos EUA arquivos do escritor Ernest Hemingway

Cuba envia aos EUA arquivos do escritor Ernest Hemingway

x

Da Redação

terça-feira, 23 de maio de 2006

Atualizado às 09:31

 

Cuba envia aos EUA arquivos do escritor Ernest Hemingway

 

Cuba está enviando aos Estados Unidos cópias de mais de 20 mil documentos relacionados ao escritor vencedor do Prêmio Nobel Ernest Hemingway.

 

A medida é parte de um acordo para restaurar o legado de Hemingway que, segundo correspondentes, uniu os governos dos Estados Unidos e Cuba, geralmente antagonistas.

Entre os documentos enviados para a Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos estão cópias de cartas de Hemingway e alguns de seus mais famosos romances. Hemingway viveu em Cuba entre 1939 e 1960.

 

Marta Arjona, a chefe do Conselho Nacional de Patrimônio de Cuba, disse que os Estados Unidos receberam um presente "inestimável" relacionado ao período em que o escritor americano viveu no país.

 

Arjona disse ao jornal do Partido Comunista de Cuba, Granma, que a medida era parte de um acordo, fechado em 2002, para restaurar e digitalizar cerca de 11 mil documentos relacionados à Hemingway.

 

Entre os documentos enviados estão cópias de cartas nas quais Hemingway delineia sua postura a respeito da Segunda Guerra Mundial e a respeito da Guerra Civil Espanhola.

 

Cópias de seus romances, como Por Quem os Sinos Dobram e O Velho e o Mar, este último inspirado no tempo em que ele morou em Cuba, também foram enviadas aos Estados Unidos.

 

Os originais devem permanecer no museu na antiga casa do escritor em Havana, Cuba.

 

Segundo o acordo especialistas americanos viajaram a Cuba para ajudar a restaurar o museu, afirmou Marta Arjona.

 

___________