MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Gestão de contratos torna-se fator de competitividade

Gestão de contratos torna-se fator de competitividade

Da Redação

quarta-feira, 11 de outubro de 2006

Atualizado às 08:01


Soluções


Gestão de contratos torna-se fator de competitividade

 

O objetivo primário do gerenciamento de contrato dentro de uma empresa é garantir que compromissos e obrigações para clientes e fornecedores estejam visíveis às pessoas relevantes e que sejam cumpridos. Os contratos são usados para controlar, virtualmente, cada parte do relacionamento de troca entre compradores, vendedores e intermediários, e possuem um impacto em várias funções dentro da corporação. Por exemplo, a área de vendas, envolve os departamentos de Vendas; Marketing; Financeiro; Jurídico; Pós-Venda e Serviço de Atendimento ao Cliente.

 

As empresas continuamente lutam para manter seu fluxo de receita e estrutura de custos o mais previsível possível - de forma "amarram" ao máximo possível, seus clientes e fornecedores às suas cláusulas contratuais. Estes acordos podem, principalmente, reduzir a exposição da empresa aos riscos, tanto financeiro, quanto jurídico. À medida que a complexidade dos contratos aumenta, fica cada vez mais difícil monitorar e rastrear as obrigações, datas e outros compromissos contratuais.

 

Redução de custos; redução do ciclo de vida do contrato e governança corporativa são os 3 objetivos macros que estão levando as empresas a dar a devida importância e não poupar recursos para investirem na gestão de contratos.

 

E quem entrou para valer nesta nova onda da Tecnologia da Informação foi a Tedesco Tecnologia com sua solução para gestão de contratos. Recentemente, com o sucesso da implantação de sua solução para os assuntos de seu contencioso, a Ambev assinou contrato para a implantação do produto de contratos da Tedesco Tecnologia.

 

Anteriormente, empresas como a Lafarge; AGA; Rexam Beverage Can; Basf; dentre outras, já utilizavam esta solução, sendo que a Clariant teve o escopo de seu projeto ampliado para toda a América Latina, aproveitando o fato de serem as soluções da Tedesco Tecnologia, multi-idioma e multi-moedas.

 

Álvaro Barretto, diretor comercial da Tedesco Tecnologia alerta para o cuidado que se deve tomar na escolha da solução: "É muito comum as pessoas cometerem o erro de querer gerenciar os contratos como se fossem apenas documentos e acabarem optando por uma solução GED. O repositório de documentos é apenas parte da solução, mas outros aspectos devem ser levados em conta, especialmente para casos onde os contratos são tão complexos e variados que padrões recorrentes não podem ser reproduzidos."

 

Por entender que é fundamental associar a esta receita outros ingredientes, o diretor da Tedesco complementa: a Tedesco Tecnologia oferece: "A Tedesco Tecnologia oferece hoje uma verdadeira solução de CLM (sigla em inglês para Contract Life-Cycle Management, ou ciclo de vida do contrato). Esta solução possui distintas vantagens: gerencia contratos como um grupo de documentos, relacionamentos e processos - o que reforça a credibilidade através de todo o ciclo de vida de um contrato. Traz flexibilidade e permite o gerenciamento de todo tipo de contrato, desde o mais simples até os acordos mais complexos. O grande diferencial do Tedesco Contratos está na sua flexibilidade de se adaptar à sua rotina e não o contrário. Com o CLM Tedesco Contratos, você sabe onde estão todos os seus contratos; o que tem de ser feito e por quem; e você sabe se todas as suas obrigações foram cumpridas, além da possuir toda a documentação no repositório de documentos."

 

A previsão, é de que no ano de 2007, mais de US$20 bilhões serão gastos pelas empresas em todo o mundo com soluções em CLM.

 

Com relação ao custo de investimento, Álvaro Barretto deixa claro de que "não é possível se fazer uma análise sem entender qual o objetivo estratégico do cliente com a gestão de contratos. E acrescenta: "Podemos falar em R$60.000,00, mas temos projetos que orbitam na casa de R$1 milhão. Há diversas variáveis para se dimensionar isto. Vai depender do escopo do cliente; do número e diversidade dos contratos; da complexidade do processo interno de workflow; do número de usuários envolvidos no processo de implantação e do interfaceamento com os ERP da empresa."

___________