MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Resultado do Sorteio de obra "A Exigibilidade dos Direitos Fundamentais Sociais no Estado Democrático de Direito"

Resultado do Sorteio de obra "A Exigibilidade dos Direitos Fundamentais Sociais no Estado Democrático de Direito"

Da Redação

sexta-feira, 14 de setembro de 2007

Atualizado em 10 de setembro de 2007 16:52


Sorteio de obra

Migalhas tem a honra de realizar o sorteio da obra "A Exigibilidade dos Direitos Fundamentais Sociais no Estado Democrático de Direito" (Sergio Antonio Fabris Editor - 279 p.) escrita e gentilmente oferecida por Arno Arnoldo Keller.


Sobre a obra:

A questão nuclear do presente trabalho é examinar os desafios enfrentados pelo estado nas últimas décadas do século XX e no início do século XXI, no que diz respeito ao cumprimento das normas constitucionais que asseguram direitos sociais aos cidadãos. O exame da questão poderia ser feito a partir do Estado moderno, entretanto, entende-se oportuno dar a conhecer ao leitor, em especial ao estudante de Direito alguns aspectos da origem da cidadania, trazendo concepções do homem e do mundo da Grécia e de Roma, a expansão romana durante vários séculos antes de Cristo.

Na primeira parte do trabalho examinam-se alguns aspectos históricos gerais da cidadania, para em momento seguinte discorrer sobre a evolução da cidadania no Brasil, com uma retrospectiva desde a Constituição Imperial até a vigente. O exercício da cidadania vinculado com o constitucionalismo no Brasil, que na sua trajetória política viveu períodos de democracia intercalados com períodos ditatoriais, quando os direitos de cidadania praticamente inexistiam.

Discorre-se no desenvolvimento do trabalho sobre aspectos teóricos da conceituação de sociedade civil, em consulta a diversos autores, para demonstrar o papel que a sociedade civil, em consulta a diversos autores, para demonstrar o papel que a sociedade tem a desenvolver junto ao Estado em prol do cidadão. Os fatos que marcaram as últimas décadas do século XX e o limiar do século XXI, ligados ao poder econômico, que ocorrem com rapidez incrível e, ao ponte de interferir e controlar os governos dos Estados nacionais e organismos internacionais poderão ser freados com atos organizados pela sociedade civil.

Os direitos fundamentais-sociais, como sendo a questão central do estudo foram destacados considerando a positivação dos mesmos na Constituição e, em razão da posição que ocupavam no contexto. A conclusão a que se chegou é a de que não se constituem em meras "normas programáticas" ou "normas compromissárias", como mero compromisso político a ser implementado quando os recursos orçamentários assim o permitirem, mas, em normas impositivas, que devem ser cumpridas como os demais direitos fundamentais elencados.

Finalmente exalta-se a necessidade da maior participação da sociedade civil na elaboração das políticas públicas e na fiscalização da aplicação dos recursos estatais para evitar o desvio de verbas e a corrupção.

Sobre o autor:

Arno Arnoldo Keller, advogado e professsor. Mestre pela Faculdade Federal de Santa Catarina e Doutor pela Universidade Federal do Paraná, pesquisador do Núcleo de Pesquisas Jurídicas Teixeira de Freitas da Universidade de Passo Fundo.

______________

 Resultado :

  • Henrique Otero Costa, promotor de justiça, de Virginópolis/MG

_____________