PÍLULAS

  1. Home >
  2. Despedida

Despedida

quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Atualizado às 08:41

Após a seleção canarinho fazer 6 x 0 contra Honduras, os ministros retomaram a sessão da Corte Especial do STJ de ontem. No início desta segunda parte (a primeira foi no período da manhã), a Corte Especial despediu-se do ministro Francisco Falcão, em sua última sessão como presidente.

A sucessora, ministra Laurita Vaz, anunciou: "Como é de praxe, há sempre uma homenagem a prestar nessas ocasiões, e por isso passo a palavra ao ministro Herman Benjamin, que falará em nome da Corte."

Ministro Herman, por sua vez, enalteceu inicialmente a alternância de cargo no STJ, por meio da ordem de antiguidade, "critério do qual resulta o conforto da previsibilidade e a tranquilidade interna, em que cada ministro deixa sua própria marca na Corte". O ministro destacou acerca da gestão de Falcão a reforma do regimento interno ("que democratizou a ocupação de cargos de gestão"), a descentralização da gerência do Nurer, a supervisão e classificação de processos e o cumprimento da Meta 1 do CNJ pelo Tribunal. Em nome dos causídicos, falou o advogado Pedro Gordilho, e pelo parquet, Ela Wiecko.

Direito Público

Ministro Falcão irá para a 1ª seção do STJ, que atualmente tem a desembargadora convocada Diva Malerbi.