MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. 1ª seção do STJ - União pode cobrar créditos rurais cedidos pelo Banco do Brasil

1ª seção do STJ - União pode cobrar créditos rurais cedidos pelo Banco do Brasil

A 1ª seção do STJ firmou, em processo julgado pelo rito dos Recursos Repetitivos, o entendimento de que os créditos rurais originários de operações financeiras, alongadas ou renegociadas, cedidos à União por força da MP 2.196-3/2001 estão abarcados no conceito de Dívida Ativa da União para efeitos de execução fiscal, não importando a natureza pública ou privada dos créditos em si, conforme dispõe o art. 2º e § 1º da lei 6.830/90.

Da Redação

sábado, 9 de janeiro de 2010

Atualizado em 8 de janeiro de 2010 14:57


Créditos rurais

1ª seção do STJ - União pode cobrar créditos rurais cedidos pelo Banco do Brasil

A 1ª seção do STJ firmou, em processo julgado pelo rito dos Recursos Repetitivos, o entendimento de que os créditos rurais originários de operações financeiras, alongadas ou renegociadas, cedidos à União por força da MP 2.196-3/2001 (clique aqui) estão abarcados no conceito de Dívida Ativa da União para efeitos de execução fiscal, não importando a natureza pública ou privada dos créditos em si, conforme dispõe o art. 2º e § 1º da lei 6.830/90 (clique aqui).

No recurso interposto contra acórdão do TRF da 4ª região, a União Federal sustentou que a referida MP a autorizou a adquirir créditos decorrentes de operações de financiamento agrícola contratados junto ao BB, o qual cedeu à União, sem qualquer obrigação, todos os direitos, vantagens e garantias correspondentes a tais créditos, de forma que os créditos daí advindos passaram a integrar a dívida ativa não-tributária, ostentando legitimidade para cobrá-la.

O devedor alegou que a transferência de créditos rurais do BB e de outros bancos públicos federais para a União é ilegal; que a Procuradoria da Fazenda Nacional não tem legitimidade para ajuizar ação de execução fiscal para cobrança de dívida não tributária da União e que os créditos oriundos de contrato privado não são passíveis de inscrição em divida ativa e execução fiscal.

Acompanhando o voto do relator, ministro Luiz Fux, a seção entendeu que a MP 2.196-3/01, editada para fortalecer as instituições financeiras Federais, transferiu para a União os créditos (saldos devedores atualizados) titularizados pelo BB, e que a execução fiscal é instrumento de cobrança das entidades referidas no artigo 1º da lei 6.830/80, não importando a natureza pública ou privada dos créditos em si.

Citando vários precedentes da Corte, o relator reiterou que a União pode cobrar em execução fiscal os créditos rurais cedidos por instituições privadas, já que a cessão difere na novação da dívida por não implicar a extinção da obrigação cedida, mas apenas operar uma substituição subjetiva da obrigação.

__________________
______________

Fonte : STJ

___________________