MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STJ mantém entendimento de que é válido o julgamento feito por juízes convocados na forma da lei

STJ mantém entendimento de que é válido o julgamento feito por juízes convocados na forma da lei

O STJ mantém, desde março do ano passado, o entendimento de que é válido o julgamento realizado por turma ou câmara de segundo grau formada por maioria de juízes convocados, contanto que tal convocação tenha sido feita na forma prevista em lei. Apesar disso, segundo o Tribunal, "os advogados insistem em questionar os julgamentos realizados por câmaras formadas por esses magistrados, em habeas corpus impetrados em favor de seus clientes, junto ao STJ". Em apenas duas semanas do último recesso forense, o presidente do STJ, ministro Cesar Asfor Rocha, negou 44 liminares solicitadas com o mesmo fundamento.

Da Redação

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Atualizado às 08:26


Legitimidade

STJ mantém entendimento de que é válido o julgamento feito por juízes convocados na forma da lei

O STJ mantém, desde março do ano passado, o entendimento de que é válido o julgamento realizado por turma ou câmara de segundo grau formada por maioria de juízes convocados, contanto que tal convocação tenha sido feita na forma prevista em lei.

Apesar disso, segundo o Tribunal, "os advogados insistem em questionar os julgamentos realizados por câmaras formadas por esses magistrados, em habeas corpus impetrados em favor de seus clientes, junto ao STJ". Em apenas duas semanas do último recesso forense, o presidente do STJ, ministro Cesar Asfor Rocha, negou 44 liminares solicitadas com o mesmo fundamento.

Os HCs tomaram como base a suposta ilegitimidade de julgamento por órgão composto majoritariamente por juízes convocados, razão pela qual os advogados de defesa argumentaram que decisões proferidas contra seus clientes são passíveis de nulidade. Alegaram, ainda, que a convocação dos juízes ofenderia os princípios constitucionais "do juiz natural, do devido processo legal e do duplo grau de jurisdição".

Equiparação

Segundo o STJ, a argumentação apresentada nos HCs parte do fato de que, anteriormente, a tese defendida pelo STJ sobre o tema era de que o julgamento realizado por esse tipo de composição afrontaria o princípio do juiz natural, por se tratar de equiparação a turmas recursais, para as quais a CF/88 (clique aqui) teria reservado apenas o julgamento de causas de menor complexidade.

Acontece que o novo entendimento, firmado pela 3ª seção do tribunal no início de 2009, passou a prevalecer e orientar as decisões tomadas pelos ministros da 5ª e 6ª turmas (que compõem a 3ª seção). E estabelece que o poder decisório dos juízes convocados é comparável ao dos desembargadores, nos julgamentos realizados por turma ou câmara de segundo grau formada por maioria de juízes convocados, desde que haja previsão legal nesse sentido, na legislação estadual.

Plausibilidade

Nos HCs indeferidos, o presidente do STJ afirmou que os autos não fornecem elementos suficientes para revelar eventuais nulidades quanto à forma de convocação dos magistrados. Além disso, ressaltou o entendimento firmado pelo tribunal sobre o assunto e enfatizou que, como não existem dúvidas nem evidências sobre a plausibilidade dos pedidos de nulidade dessas câmaras, a presidência do tribunal superior se considera "desautorizada a desconstituir o ato impugnado".

Em dois dos HCs, especificamente, os advogados argumentaram que a câmara julgadora em questão era formada "totalmente" por juízes convocados e não "majoritariamente". Disseram, também, que teria havido falta de intimação pessoal da defensoria para a sessão de julgamento e de apelação, o que acarretou prejuízos para os réus.

No caso dos juízes, o STJ diz que constatou que as câmaras são feitas "majoritariamente" pelos juízes convocados e não em sua totalidade, como disseram os advogados. Quanto à questão dos defensores, o ministro Cesar Rocha destacou que, como não é possível afirmar que há flagrante nulidade da decisão, cumpre ao órgão colegiado, "depois de prestadas as informações necessárias pela autoridade coatora", debater sobre a ocorrência (ou não) de violação ao princípio da ampla defesa.

Exceções

Exceções sobre o não cancelamento desse tipo de julgamento são verificadas apenas em situações especiais, diz o STJ, como no caso da não observância da chamada "regra legal instituída" ou do descumprimento de diretrizes legais Federais e estaduais.

Um exemplo disso ocorreu nos períodos entre 1º de março de 2007 e 29 de agosto de 2008 e entre 15 de setembro de 2007 e 14 de setembro de 2008, quando o TJ/SP convocou juízes de primeiro grau para a formação de câmaras julgadoras por meio de um "sistema de voluntariado", sem a realização de concurso de remoção, condição que era exigida pela lei.

Nessas situações específicas, a 5ª turma do STJ acompanhou por unanimidade a ministra Laurita Vaz, em HCs relatados por ela, e concedeu a ordem para anulação dos julgamentos. No voto, a ministra afirmou que, além dessa questão, o tribunal também desconsiderou, no mesmo caso, a antiguidade dos magistrados durante a convocação (outro critério previsto na regra legal instituída).

  • Processos Relacionados :

HC 159433 - clique aqui.

HC 158251 - clique aqui.

HC 158203 - clique aqui.

HC 158262 - clique aqui.

HC 158261 - clique aqui.

HC 158265 - clique aqui.

HC 158280 - clique aqui.

HC 158469 - clique aqui.

HC 158536 - clique aqui.

HC 158286 - clique aqui.

HC 158511 - clique aqui.

HC 158499 - clique aqui.

HC 158556 - clique aqui.

HC 158490 - clique aqui.

HC 158564 - clique aqui.

HC 158561 - clique aqui.

HC 158547 - clique aqui.

HC 158543 - clique aqui.

HC 158539 - clique aqui.

________________
_________

Fonte : STJ

_________
________________

Leia mais - Artigo

  • 19/6/08 - O inconstitucional cargo de juiz de direito em segundo grau - clique aqui.

_________
________________

Leia mais - Matérias

  • 3/6/09 - STF decidirá se atuação de juízes de uma instância em outra é válida - clique aqui.

  • 28/5/09 - STJ e a legalidade do julgamento feito por câmara de TJ composta majoritariamente por juízes substitutos de 2º grau - clique aqui.

  • 31/3/09 - STJ - É legal julgamento feito por turma formada por maioria de juízes convocados - clique aqui.
  • 25/9/08 - STJ anula julgamentos de Câmaras do TJ/SP em que participavam juízes voluntários - clique aqui.
  • 2/9/08 - STJ vai decidir se juízes convocados podem ser maioria nas Câmaras do TJ/SP - clique aqui.
  • 12/7/08 - Para o STJ, julgamento realizado apenas por juízes convocados é nulo - clique aqui.

  • 5/12/07 - Duplo grau de jurisdição - Nulidade de julgamento proferido por Câmara composta majoritariamente por juízes convocados de primeira instância é o assunto de processo relatado pela ministra Maria Thereza de Assis Moura clique aqui.

________________