MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Eloisa de Sousa Arruda assume a direção da Escola Superior do MP/SP

Eloisa de Sousa Arruda assume a direção da Escola Superior do MP/SP

A procuradora de Justiça Eloisa de Sousa Arruda assume a direção da Escola Superior do MP/SP, amanhã, 5/3, às 17h, na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, auditório Queiroz Filho (Rua Riachuelo, 115, térreo, São Paulo/SP).

Da Redação

quinta-feira, 4 de março de 2010

Atualizado às 15:54


Inovação

Eloisa de Sousa Arruda assume a direção da Escola Superior do MP/SP

A procuradora de Justiça Eloisa de Sousa Arruda assume a direção da Escola Superior do MP/SP, amanhã, 5/3, às 17h, na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, auditório Queiroz Filho (Rua Riachuelo, 115, térreo, São Paulo/SP). Com ela, duas novidades vêm para o MP:

1) é a primeira vez que procuradores e promotores de Justiça de São Paulo têm uma mulher na condução dos trabalhos da Escola Superior;

2) a nova diretora traz para o MP a experiência de anos e anos de vida acadêmica.

Essa não é a primeira vez que Eloisa Arruda passa por situação de pioneirismo: foi a única brasileira a atuar no Tribunal para Crimes Graves, instituído pela ONU em Timor Leste, em 2002. Por mais de um ano participou ativamente da reconstrução do país assolado por muito tempo de guerra e destruição.

Para comandar a ESMP (biênio 2010/2011) Eloisa Arruda foi eleita por unanimidade, em 16 de dezembro, pelo Conselho Curador da ESMP, presidido pelo procurador-geral de Justiça, Fernando Grella Vieira. A nova diretora da ESMP está desde 1985 no MP. Foi promotora em Promissão, Franco da Rocha, Osasco e na Capital, destacando-se na atuação no Tribunal do Júri. Como procuradora atuou na Procuradoria de Justiça de HC e Mandado de Segurança. No último biênio integrou o Conselho Superior da instituição. Graduada em Direito pela PUC/SP, onde também cursou mestrado em Direito Processual Penal e doutorado em Direito Penal, Eloisa Arruda é professora de Direito Processual Penal na mesma universidade e chefe do Departamento de Direito Penal e Processo Penal da PUC. Na Espanha, especializou-se em Investigação e Provas no Processo Penal e em Justiça Constitucional e Direitos Humanos na Universidad de Castilla y La Mancha.

ESMP

O Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional - Escola Superior do MP, fundado há 23 anos, realiza cursos, seminários, congressos, simpósios, palestras e outras atividades culturais voltados ao aperfeiçoamento e reciclagem de integrantes do MP e servidores. Cinco são suas principais atividades:

1) curso de adaptação oferecido aos novos promotores de Justiça para que tenham visão geral de todas as áreas de atuação;

2) cursos de treinamento aos estagiários e aos servidores do MP;

3) cursos de especialização lato sensu também dirigidos a outros operadores do Direito;

4) ensino a distância: via Plataforma Moodle são oferecidos cursos com diferentes temáticas e duração;

5) Revista Jurídica com a publicação da produção intelectual dos integrantes do MP.

_____________________