MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. STJ nega pedido de Daniel Dantas para afastar juiz de processos

STJ nega pedido de Daniel Dantas para afastar juiz de processos

A 5ª turma do STJ negou pedido de HC feito pelo empresário Daniel Dantas para afastar o juiz Fausto Martin de Sanctis dos feitos criminais em que Dantas figura como parte.

Da Redação

sexta-feira, 5 de março de 2010

Atualizado às 09:08


Decisão

STJ nega pedido de Daniel Dantas para afastar juiz de processos

A 5ª turma do STJ negou pedido de HC feito pelo empresário Daniel Dantas para afastar o juiz Fausto Martin de Sanctis dos feitos criminais em que Dantas figura como parte. Com isso, fica preservada a decisão do TRF da 3ª região, e restabelecido o curso natural da apelação criminal, da ação penal e de todos os outros procedimentos envolvendo o empresário, submetidos a Sanctis. A decisão também suspende a liminar concedida pelo STJ, no final do ano passado, que sobrestou os processos nos quais Dantas era parte.

O relator do processo no STJ, ministro Arnaldo Esteves Lima, afirmou em seu voto que a jurisprudência do Tribunal, em consonância com a do STF, consolidou ao longo do tempo entendimento de que as causas de impedimento e suspeição de um magistrado estão dispostas taxativamente no CPP (clique aqui), não comportando interpretação ampliativa.

De acordo com o ministro, embora o elenco de causas que geram suspeição, previstas no artigo 254 do CPP, admita certa elasticidade, é preciso que não fiquem dúvidas quanto à imparcialidade do magistrado, o que, segundo ele, não foi encontrado nos incisos apontados pelos advogados de Daniel Dantas como motivo para o pedido. Ressaltou, ainda, que tal compreensão é a mais fiel da linha garantista da atual CF/88 (clique aqui).

Outro ponto destacado pelo relator é o fato de que o HC não se mostra como a via apropriada para o exame de suspeição do juiz, uma vez que o seu rito não oportuniza uma fase de instrução, impedindo o exercício do contraditório. O ministro Arlando Esteves negou, ainda, o pedido da irmã do empresário, Verônica Dantas, para que também fosse parte no HC, por considerar que o tema em exame - a parcialidade do magistrado - não se confunde com o pedido feito pela requerente (a desconstituição do seu indiciamento no caso).

O entendimento do relator foi seguido por quatro votos a um. O único ministro que se manifestou contrário ao relator foi o presidente da 5ª turma, Napoleão Nunes Maia Filho, que votou pela concessão do habeas corpus. Votaram com o relator os ministros Felix Fischer, Jorge Mussi e Laurita Vaz.

A defesa de Dantas argumentou, ao fazer o pedido de suspeição, que teria havido, por parte do juiz Fausto de Sanctis, entre outros motivos: questionamento, sonegação de informações e inversão da hierarquia judicial; recusa no cumprimento e descumprimento de ordem na Suprema Corte, retardamento na prestação de informações e prestação de informações evasivas; vinculação psicológica do magistrado com a causa; excesso de linguagem na sentença; juízo depreciativo sobre o réu e usurpação da função jurisdicional do juiz plantonista. A argumentação da defesa não foi acolhida pela 5ª turma.

___________
_______________

Leia mais

  • 4/3/10 - 5ª turma do STJ vai decidir se afasta juiz do caso Daniel Dantas - clique aqui.
  • 16/5/09 - Íntegra da decisão do corregedor-geral do CJF que suspendeu notificação a juízes solidários a De Sanctis - clique aqui.
  • 15/5/09 - Processo movido pelo TRF contra 134 juízes abre crise na Justiça - clique aqui.
  • 27/4/09 - Após depoimento, Daniel Dantas é indiciado por crimes financeiros - clique aqui.
  • 16/4/09 - Daniel Dantas consegue garantias no STF antes de depor na CPI das escutas telefônicas - clique aqui.
  • 31/3/09 - Delegado Protógenes Queiroz pede salvo-conduto ao Supremo para depor à CPI das escutas telefônicas - clique aqui.
  • 23/1/09 - Governo bloqueia mais de US$ 2 bilhões em contas no exterior. Procuradoria da República em SP contesta valor - clique aqui.
  • 30/12/08 - Paulo Lacerda é exonerado da direção da Abin - clique aqui.
  • 4/12/08 - Presidente do TRF da 3ª região acolhe suspensão de segurança da AGU - clique aqui .
  • 2/12/08 - JF condena Daniel Dantas a dez anos de prisão - clique aqui
  • 18/11/08 - Juiz continuará à frente do processo em que Dantas é acusado de corrupção - clique aqui
  • 7/11/08 - STF decide pela liberdade de Daniel Dantas - clique aqui.
  • 11/7/08 - Daniel Dantas - O caso e a repercussão na imprensa - clique aqui.

____________________

Patrocínio

Patrocínio Migalhas