MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Resultado do sorteio : Direito Ambiental

Resultado do sorteio : Direito Ambiental

Confira quem são os seis ganhadores do Sorteio : Direito Ambiental.

Da Redação

sexta-feira, 12 de março de 2010

Atualizado em 9 de março de 2010 13:46


Sorteio : Direito Ambiental

Hoje, a Agência Câmara promoveu um chat com o deputado Aldo Rebelo sobre mudanças nos códigos Florestal e Ambiental. Ligado ao tema, Migalhas realiza o sorteio de seis obras sobre Direito Ambiental : "Manual de Direito Ambiental" (Método - 304p.), de Antônio F.G. Beltrão; "Fundamentos do Direito Ambiental do Trabalho" (LTr - 176p.), de Adelson Silva dos Santos; "Direito Ambiental Econômico e a ISO 14.000" (RT - Revista dos Tribunais - 2ª edição - 235p.), de Clarissa Ferreira Macedo D'isep; "Direito Ambiental Empresarial" (Saraiva - 117p.), de Terence Dornelles Trennepohl; e "Legislação de Direito Ambiental" (Saraiva - 2ª e 3ª edição).

Sobre as obras :

"Manual de Direito Ambiental" (Método - 304p.) - Antônio F.G. Beltrão

Inserido em coleção destinada a estudantes que estão se preparando para submeter-se a exames de concursos públicos, o livro ostenta um conteúdo que desborda desse fim, servindo, em razão de sua excelente qualidade, de material imprescindível para os profissionais que lidam com o Direito Ambiental. Revela-se bastante completo e específico. O autor consegue ser, a um só tempo, conciso e rico em detalhes; o livro não é extenso, mas também não é superficial.

Ao conteúdo de ótima qualidade, o autor colaciona seleta jurisprudência dos tribunais superiores, além de destacar, ao final de cada capítulo, um resumo que compendia suas explicações, o que facilita a compreensão do leitor e consolida as idéias contidas no decorrer do texto.




"Fundamentos do Direito Ambiental do Trabalho" (LTr - 176p.), - Adelson Silva dos Santos

Este livro versa sobre a atual abordagem de proteção à saúde e à segurança do trabalhador pelo paradigma da proteção do meio ambiente do trabalho. É, na verdade, uma tentativa de fornecer os contornos conceituais que fundamentem o chamado direito ambiental do trabalho.

Ao longo do texto, vai-se construindo um modo de pensar nessa vertente do direito, sem a habitual amarra ao dogmatismo jurídico, seja por ausência de um forte apelo à jurisprudência, seja por tratar a lei além da sua textura formal para dirigir-se ao conteúdo do direito.





"Direito Ambiental Econômico e a ISO 14.000" (RT - Revista dos Tribunais - 2ª edição - 235p.), - Clarissa Ferreira Macedo D'isep

A obra é resultado de uma extensa pesquisa iniciada em 1996, antes mesmo da entrada da certificação ISO 14000 no Brasil. Com o livro, a autora busca ressaltar a necessidade de adequação das empresas privadas a um sistema de gestão ambiental. "É preciso entender que meio ambiente e economia não são conceitos antagônicos. Pelo contrário, são complementares", destaca.

Como exemplos bem sucedidos, ela cita as instituições financeiras, que evoluíram muito no apoio à conservação de recursos naturais. "Ainda há muito a ser conquistado, mas avançamos nas últimas décadas. As empresas já percebem que não só elas, mas todos ao seu redor acabam ganhando com a adoção de uma cultura sustentável, seja a comunidade, parceiros e, claro, a natureza".






"Direito Ambiental Empresarial" (Saraiva - 117p.), - Terence Dornelles Trennepohl

Para minimizar o impacto ambiental da publicação e da distribuição deste livro, a editora Saraiva e o autor adotam as seguintes iniciativas: Adesão ao Certificado FSC (Conselho de Maneijo Florestal), que assegura a utilização de sistemas de exploração cconsciente de flarestas... Compensação da emissão de dióxido de carbono (CO2) através de parceria com a Inicitaiva Verde...









"Legislação de Direito Ambiental" (Saraiva)

As duas edições são fruto da seleção da legislação sobre Direito Ambiental no país, lançada como parte da Coleção Legislação da editora Saraiva. Para facilitar a consulta, o livro está dividido por temas: Agrotóxicos; Atividades Nucleares; Biodiversidade e Biossegurança; Crimes e Infrações Ambientais; Fauna e Florestas; Licenciamento Ambiental; Política Nacional do Meio Ambiente e Política Urbana; entre outros. Traz também resoluções do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).



_______________

Ganhadores :

Alice Maria Gonzalez Borges, professora em Salvador/BA - "Manual de Direito Ambiental" (Método - 304p.), de Antônio F.G. Beltrão;

Marcus Vinicius Fernandes Andrade Silva, assessor jurídico do TJ/RN, de Natal - "Fundamentos do Direito Ambiental do Trabalho" (LTr - 176p.), de Adelson Silva dos Santos;

Ana Paula Barbieri, advogada da Pirelli Pneus Ltda., de Santo André/SP - "Direito Ambiental Econômico e a ISO 14.000" (RT - Revista dos Tribunais - 2ª edição - 235p.), de Clarissa Ferreira Macedo D'isep;

Renata de Souza Maeda, da Via Engenharia S.A., de Brasília/DF - "Direito Ambiental Empresarial" (Saraiva - 117p.), de Terence Dornelles Trennepohl;

Ricardo Gazolla, advogado em Campinas/SP - "Legislação de Direito Ambiental" (Saraiva); e,

Raquel Pereira Amatuzzi, advogada da UBF Seguros S/A, de São Paulo/SP - "Legislação de Direito Ambiental" (Saraiva).



















____________

___________
_______________

Leia mais - Matérias

  • 7/3/10 - Chat ecológico - clique aqui.
  • 29/7/09 - Nos últimos trinta anos, Código Florestal sofreu diversas alterações - clique aqui.
  • 28/7/09 - Comemora-se hoje o dia do Agricultor e da criação do Ministério da Agricultura - clique aqui.
  • 14/7/09 - Governador de SP sanciona lei da Billings - clique aqui.
  • 26/6/09 - Lei 11.925 trata sobre a regularização fundiária das ocupações incidentes na Amazônia legal - clique aqui.
  • 28/4/09 - Ambientalistas querem impedir mudanças no Código Florestal - clique aqui.
  • 8/4/09 - CCJ aprova reforço na legislação ambiental - clique aqui.
  • 25/3/09 - Reafirmando posição como produtor florestal, Brasil atrai interesse de fundos estrangeiros - clique aqui.

Leia mais - Artigos

  • 21/7/09 - Da obrigatoriedade da criação das reservas legais nas propriedades rurais - Adriano Doretto Rocha - clique aqui.
  • 5/6/09 - Atividade Rural e Meio Ambiente - João Bosco da Nóbrega Cunha - clique aqui.
  • 30/4/09 - 10 anos da Política Nacional de Educação Ambiental - Walter Senise - clique aqui.
  • 9/12/08 - Meio ambiente - do projeto básico ao heliponto - Walter José Senise - clique aqui.
  • 5/8/08 - Importante precedente para Reserva Legal Florestal - Fabricio Dorado Soler - clique aqui.
  • 8/7/08 - Reserva legal do Código Florestal: instrumento para a promoção do desenvolvimento sustentável - clique aqui.
  • 26/9/07 - Leis Ambientais engavetadas - Antonio Pessoa Cardoso - clique aqui.

_______________