MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. A utilidade x necessidade dos cursos de pós-graduação

A utilidade x necessidade dos cursos de pós-graduação

Nos últimos anos, a busca de profissionais

Da Redação

quarta-feira, 9 de março de 2005

Atualizado às 08:33


A utilidade x necessidade dos cursos de pós-graduação


Nos últimos anos, a busca de profissionais da área jurídica por cursos de especialização, mestrado, doutorado, ou mesmo MBA tem sido surpreendentemente alta. É possível notar uma crescente preocupação dos advogados por continuar os estudos, muitas vezes, imediatamente após a graduação.

Ainda que este aprimoramento deva ser visto como positivo, a gerente da divisão de Tax & Legal, Alessandra Neves, alerta para a sua real utilidade.

Segundo ela é comum constatar que vários profissionais mal iniciaram sua atividade profissional e já estão ingressando em cursos de mestrado ou mesmo LLM no exterior.

Esta falta de experiência e, principalmente, vivência na área, diminui demasiadamente o aproveitamento dos cursos, nos quais é constante a troca de informações sobre situações vivenciadas pelos alunos.

Por outro lado, cursos como mestrado, com forte veia acadêmica, muitas vezes não atendem as necessidades do profissional no seu dia a dia, seja em escritório, bancos ou mesmo departamento jurídico.

De acordo com Alessandra é possível concluir que, nesses casos, o importante para o profissional é analisar o custo do investimento e sua real necessidade e retorno no cotidiano. "Ás vezes, é mais útil ao advogado aprimorar-se em uma língua estrangeira, do que aprofundar conhecimentos em uma área na qual ainda não possui um certo grau de senioridade. Cabe ao advogado considerar a sua realidade prática e investir seu tempo e dinheiro em uma formação compatível com as exigências profissionais cotidianas", diz.
____________







____________