MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Programa Iluminuras, da TV Justiça, entrevista a promotora de justiça Alessandra Campos Morato

Programa Iluminuras, da TV Justiça, entrevista a promotora de justiça Alessandra Campos Morato

Da Redação

segunda-feira, 29 de março de 2010

Atualizado às 14:33


TV Justiça

Programa Iluminuras, da TV Justiça, entrevista a promotora de justiça Alessandra Campos Morato

O programa Iluminuras (clique aqui) é uma inovação da TV Justiça. Com o formato de uma revista eletrônica voltada para a literatura jurídica, ele reúne as novidades editoriais do setor e muito mais.

No Iluminuras desta semana você vai conhecer a obra rara: "Direito Constitucional Brasileiro do Poder Judiciário", de Pedro Lessa. O livro foi publicado no Rio de Janeiro e nós o encontramos na Biblioteca do Supremo Tribunal Federal. Esta obra rara faz parte do primeiro milheiro publicado do livro. A publicação se utiliza das lições dos constitucionalistas e dos juízes dos Estados Unidos no esforço de "penetrar o sentido dos textos constitucionais com o auxílio dos princípios da doutrina, dos ensinamentos da jurisprudência e julgados do país.

No Encontro com Autor a jornalista Carolina Sette conversa com a promotora de justiça, Alessandra Campos Morato. Ela vem ao programa falar sobre sua obra: Análise da Relação Sistema de Justiça Criminal e Violência Doméstica contra a Mulher. Na entrevista, a autora explica como o MP atua para ajudar vítimas e agressores. De acordo com Alessandra, "onde tem dois seres humanos, existe conflito. Conflito é inerente do contato, agora nem todo conflito termina em violência. A gente pergunta e reflete com esses casais: porque vocês acabaram permitindo que a violência fosse o primeiro recurso a ser lançado mão pra resolução de conflitos? E aí a gente trabalha com eles várias outras formas de resolução de conflitos, inclusive o diálogo, porque se percebe que o que mais favorece a entrada da violência é a ruptura do diálogo".

No Ex-Libris você vai fazer um passeio pela biblioteca pessoal do Coordenador do Núcleo de Práticas Jurídicas da UniDF, Artur Alexandre Gadê Negócio Oliveira. E o programa mostra também alguns dos principais livros jurídicos que acabaram de chegar às livrarias. São eles: "História Constitucional da Paraíba", de Flávio Sátiro Fernandes, da Editora Fórum; "Ministério Público na Constituição Federal", de Clever Rodolfo Carvalho Vasconcelos, da Editora Atlas e "Direito e Processo do Trabalho", de Luciano Viveiros, da Editora LTr.

O Iluminuras também está no You Tube. Para ver este programa, basta clicar aqui.

  • Data: 31/3
  • Inédito: quarta-feira - 22h
  • Horários Alternativos: sábado - 18h / segunda-feira - 13h30

_______________