segunda-feira, 26 de outubro de 2020

MIGALHAS QUENTES

Publicidade

Lambari/MG terá fórum ampliado

O presidente do TJ/MG, desembargador Sérgio Resende, anunciou na última sexta-feira, 9/4, em Lambari/MG, obras de ampliação do prédio local que abriga o fórum Doutor Vadih Bacha. A partir da área atual, 590,64 m², o espaço físico será ampliado em mais 648,75 m², chegando a 1239,39 m², com capacidade para a instalação de mais duas varas, além da atual cujo titular é o juiz Márcio Augusto Oliveira Bueno.

terça-feira, 13 de abril de 2010


Reforma

Lambari/MG terá fórum ampliado

O presidente do TJ/MG, desembargador Sérgio Resende, anunciou na última sexta-feira, 9/4, em Lambari/MG, obras de ampliação do prédio local que abriga o fórum Doutor Vadih Bacha. A partir da área atual, 590,64 m², o espaço físico será ampliado em mais 648,75 m², chegando a 1239,39 m², com capacidade para a instalação de mais duas varas, além da atual cujo titular é o juiz Márcio Augusto Oliveira Bueno. A previsão para o término das obras é janeiro de 2011 e serão gastos cerca de R$ 2 milhões.

O desembargador Sérgio Resende ressaltou que o ideal seria inaugurar, naquele momento, a ampliação do fórum, contudo, diante das dificuldades encontradas, entre elas, a necessidade do equacionamento do orçamento e de ultrapassar algumas barreiras burocráticas, o anúncio das obras poderia ser considerado um ganho para o sul de Minas, em especial, a comarca de Lambari. Por outro lado, o magistrado revelou que estava satisfeito, pois estava conseguindo cumprir uma de suas metas que é priorizar a 1ª instância, dotando-a, dentro do possível, de melhor infra-estrutura para qualificar a prestação jurisdicional.

Enfático, o presidente do TJ/MG reforçou que aquela visita à Lambari era um reconhecimento do esforço empreendido pelas comarcas do interior do Estado, diante das adversidades encontradas, já que o Poder Judiciário estadual tem que atender todas as demandas apresentadas pela sociedade com um orçamento reduzido. "Cobram-nos resultados imediatos quando, além das ações que são distribuídas diariamente, temos que cumprir metas do CNJ para reduzir o acervo acumulado, sem que aos magistrados sejam dados o suporte necessário".

O presidente do TJ/MG salientou que, no início de sua gestão em 2009, recebeu uma delegação de Lambari que solicitava a criação de mais uma vara na comarca, devido ao contínuo aumento das ações propostas. Na oportunidade, o desembargador Sérgio Resende se comprometeu a estudar o pedido. "Estou aqui para retribuir a visita e revelar o resultado dos estudos: o fórum vai ser ampliado e mais duas varas poderão ser instaladas", pontuou.

Reconhecimento

Aplaudido de pé pelos presentes, o desembargador Sérgio Resende agradeceu a manifestação. "Estou sensibilizado com esta demonstração e convicto que acertei ao optar por priorizar as comarcas do interior mineiro".

O juiz Márcio Augusto Oliveira Bueno agradeceu a visita do desembargador Sérgio Resende dizendo que foi a primeira vez que um presidente visitou a comarca. Sustentou que a priorização do foco administrativo do TJ/MG para o interior reforça os objetivos a serem alcançados, todos tendo como referência as palavras gravadas na placa que está afixada na entrada do fórum: missão, visão e valores.

O magistrado observou que a gestão do desembargador Sérgio Resende é elogiada por todos os magistrados. "O nosso presidente não mede esforços para aparelhar o Judiciário com os instrumentos necessários para a busca da paz social. Agora, Lambari vai ter mais espaço para melhor atender a comunidade, não só para o aperfeiçoamento das tecnologias, mas também propiciar a todos, servidores e operadores do Direito, melhores condições para se interagirem e qualificar o trabalho", frisou.

A comarca de Lambari foi instalada em 1926, sendo integrada, ainda, pelos municípios de Jesuânia e Olímpio Noronha. Cerca de 3.700 processos foram distribuídos no ano passado e o acervo supera 5 mil processos na Justiça Comum e nos Juizados Especiais.

Durante o anúncio estiverem presentes, entre outros, o prefeito de Lambari, Marcos Antônio de Resende, a presidente da Câmara Municipal da cidade, Andréa Cadelha Dias, o prefeito de Jesuânia, Luiz Fernando Noronha Pereira, o coronel PM Cleber Rodrigues da Silva, o chefe da polícia civil, Marcelo Vieira Guerra, a diretora-executiva de Engenharia e Gestão Predial (Dengep), Elídia Tavares Lana Rocha, a responsável pela Assessoria da Gestão da Inovação (Agin), Ana Paula Vilhena, servidores, advogados e promotores de Justiça. O servidor Flávio Andrieli Gregatti Pereira, ao final, presenteou o presidente Sérgio Resende com uma garrafa da água mineral com o rótulo de "Lambari" que hoje não é industrializada.

______________
_________

Foto : Renata Mendes
_________
_____________

Leia mais

  • 30/3/10 - Pleito mais célebre em que Rui Barbosa atuou como advogado coloca em discussão a arbitragem como meio de solução dos conflitos - clique aqui.

_____________

Por: Redação do Migalhas

Atualizado em: 13/4/2010 10:43