MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Resultado do sorteio da obra "Tutelas de Urgência e Cautelares - Estudos em Homenagem a Ovídio A. Baptista da Silva"

Resultado do sorteio da obra "Tutelas de Urgência e Cautelares - Estudos em Homenagem a Ovídio A. Baptista da Silva"

Veja quem faturou a coletânea "Tutelas de Urgência e Cautelares - Estudos em Homenagem a Ovídio A. Baptista da Silva" (Saraiva - 1.038p.), coordenada por Donaldo Armelin.

Da Redação

terça-feira, 11 de maio de 2010

Atualizado em 5 de maio de 2010 10:20


Sorteio de obra

O livro "Tutelas de Urgência e Cautelares - Estudos em Homenagem a Ovídio A. Baptista da Silva" (Saraiva - 1.038p.), coordenado por Donaldo Armelin, mostra a atualidade do pensamento e das ideias do grande processualista Ovídio A. Baptista da Silva.

No próximo dia 13/5, o livro será lançado na APESP (rua Tuim, 932, Moema - São Paulo/SP), a partir das 18h.

"Vêm-se tornando frequentes as edições de obras coletivas homenageando juristas que muito contribuíram para a evolução do Direito brasileiro. Na tela processual, em que os adeptos da ciência do processo civil figuram como dos mais numerosos em comparação com outros ramos do Direito, essa tendência torna-se mais visível, certamente em razão da notória inclinação de nossos juristas para esse campo do Direito, mas também em razão da incessante faina reformadora dos textos legais, que se têm voltado para o processo civil na busca da efetividade ora entronizada como um dos valores para os quais ele tende.

Surgiram novos e brilhantes processualistas, muitos dos quais, ao lado de outros consagrados nomes da ciência processual, têm contribuído para esta com seu talento e dedicação. Esta obra coletiva em homenagem ao Professor Ovídio A. Baptista da Silva reúne trabalhos de juristas da nova geração de processualistas com os daqueles que figuram no restrito círculo dos formadores da doutrina nesse ramo do Direito. Nela colaboram processualistas brasileiros e estrangeiros centrados no propósito de homenagear esse insigne jurista. A circunstância de a nova geração participar desta homenagem comprova que as ideias e posições adotadas pelo homenageado transcendem a sua geração, situando-se no patamar daquelas fundamentais para o processo civil brasileiro. Esta apresentação, pois, faz-se mister apenas relativamente à obra coletiva e aos seus colaboradores,já que, em relação ao homenageado, torna--se ela manifestamente prescindível.

(...)

A todas essas qualidades do homenageado como doutrinador e professor aditam-se aquelas que ressumam de sua obra: independência intelectual, profundidade na abordagem das matérias estudadas, coerência nos resultados de seus estudos, originalidade nas conclusões emergentes, inflexibilidade na defesa de suas convicções.A tudo isso somam-se também a retidão de caráter, a habilidade profissional, a lhaneza no trato daqueles que o procuram na busca de soluções para os problemas jurídicos enfrentados. O homem Ovídio A. Baptista da Silva, em razão de suas qualidades pessoais de todos conhecidas, figura ainda como um modelo para os operadores do Direito.

Esse rol de qualidades faz do homenageado um dos maiores processualistas brasileiros, merecedor desta iniciativa de seus amigos, discípulos e estudiosos do direito processual civil, consubstanciada em estudos a respeito de um dos aspectos mais importantes da processualística moderna: ensejar ao processo a possibilidade de propiciar resultados concretos sob o pálio da efetividade, O estudo da tutela de urgência no direito brasileiro muito deve ao ilustre jurista, e esta obra em sua homenagem representa um pálido mas merecido reconhecimento de seus trabalhos e de sua relevantíssima contribuição para a ciência processual brasileira, como um de seus maiores expoentes, que marcou o panorama do processo civil atual com o seu talento demonstrado mediante décadas de trabalhos dedicados à melhoria dos instrumentos direcionados à prestação jurisdicional neste país.

Portanto, esta coletânea sobre a tutela de urgência, uma das matérias mais aprofundadas pelos estudos do homenageado, tem a pretensão de demonstrar, mediante a visão de consagrados processualistas e de jovens cultores da ciência processual, a atualidade do pensamento e das ideias desse grande processualista que foi Ovídio A. Baptista da Silva. E o que se espera venha ocorrer com sua edição.

Esta apresentação já estava concluída e os originais da obra entregues à impressão, quando o homenageado veio a falecer, antes mesmo de conhecê-la. Mas esse acontecimento não altera o que foi dito supra a seu respeito, alterando-se, quando muito, os tempos verbais. Apenas transformou uma homenagem, que se pretendia prestar em vida, em uma homenagem póstuma. As qualidades do ilustre homenageado continuam as mesmas e seu exemplo transcende as limitações da existência. Ovídio A. Baptista da Silva foi e continua sendo o processualista por todos reconhecido como um dos mais importantes no Direito brasileiro, razão pela qual esta homenagem permanece como uma forma de retribuição pelo que ele incorporou na ciência processual contemporânea." O coordenador

Sobre o coordenador :

Donaldo Armelin é advogado, desembargador aposentado do TJ/SP e professor dos cursos de graduação e pós-graduação da PUC/SP.

_______________

 Ganhadora :

Dulcinês Ap. Bataglia Maciel, da CERON-Centrais Elétricas de Rondônia S/A, de Cacoal/RO







____________

Adquira já o seu :












__________________