MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Lançamento das obras "O poder local e o federalismo brasileiro" e "Licitações e contratos de obras e serviços de engenharia"

Lançamento das obras "O poder local e o federalismo brasileiro" e "Licitações e contratos de obras e serviços de engenharia"

Amanhã, a Editora Fórum lança dois livros : "O poder local e o federalismo brasileiro", de Thiago de Oliveira; e "Licitações e contratos de obras e serviços de engenharia", de Hamilton Bonatto. Os eventos acontecerão no Centro Cultural da Justiça Federal (av. Rio Branco, 241, Cinelândia - Rio de Janeiro/RJ), às 18h; e na Livraria RT (rua Voluntários da Pátria, 547, Centro - Curitiba/PR), às 18h30, respectivamente.

Da Redação

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Atualizado em 20 de julho de 2010 09:40


Lançamento

Editora Fórum lança duas obras, uma no Rio de Janeiro/RJ e outra em Curitiba/PR

A Editora Fórum lança, amanhã, dois livros : "O poder local e o federalismo brasileiro", de Thiago de Oliveira; e "Licitações e contratos de obras e serviços de engenharia", de Hamilton Bonatto. Os lançamentos serão no Centro Cultural da Justiça Federal (av. Rio Branco, 241, Cinelândia - Rio de Janeiro/RJ), às 18h; e na Livraria RT (rua Voluntários da Pátria, 547, Centro - Curitiba/PR), às 18h30, respectivamente.

Sobre as obras :



"O poder local e o federalismo brasileiro"

A proposta do livro de Thiago de Oliveira é destacar o papel dos municípios para o desenvolvimento da democracia, do controle social e da eficiência estatal. A centralidade do federalismo brasileiro, que concentra poder demasiado em torno da União, é apontada como um dos principais entraves para a atuação democrática e eficiente dos municípios. Desse modo, são discutidos possíveis modelos de federação, interpretações e arranjos jurídico-federativos capazes de criar condições favoráveis para a atuação municipal, superando o atual centralismo federativo.


"Licitações e contratos de obras e serviços de engenharia"

O tema Licitações e contratos de obras e serviços de engenharia é discutido pelo autor com base nos fatos recorrentes no dia a dia, não trazendo apenas a visão jurídica, mas também a de um engenheiro civil que passou quase duas décadas no chão de canteiros de obras, em contato com os problemas comuns da engenharia, desde a elaboração e coordenação de projetos arquitetônicos e complementares até a execução de obras.

O presente trabalho, de autoria de Hamilton Bonatto, percorre todo o caminho de uma contratação. Desde o planejamento à entrega da obra ou do serviço de engenharia, passando pela licitação, pelo contrato e pela fiscalização, não fugindo de discussões sobre temas polêmicos. Traz a experiência do gestor público, secretário municipal, dirigente estadual, agente político e do engenheiro.

Sobre os autores :

Thiago de Oliveira é mestre em Direito Público pela UERJ. Advogado no Rio de Janeiro e em Brasília.

Hamilton Bonatto é engenheiro civil, licenciado em Ciências e Matemática e Advogado. Especialista em Direito Constitucional. Foi Secretário Municipal de Obras Públicas e Secretário Municipal de Educação. Ocupou diversos cargos na área ambiental do Governo do Estado do Paraná. Foi vereador, presidente de Câmara Municipal. É Coordenador da Assessoria Técnica Jurídica da Secretaria de Estado de Obras Públicas do Paraná, professor de Direito em diversas instituições e instrutor de Licitações e Contratos de Obras e Serviços de Engenharia da Escola de Governo do Paraná.

______________







____________