MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Resultado do sorteio da "Revista dos Estudantes de Direito da UnB"

Resultado do sorteio da "Revista dos Estudantes de Direito da UnB"

Confira quem ganhou a "Revista dos Estudantes de Direito da UnB".

Da Redação

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Atualizado em 26 de julho de 2010 08:39


Sorteio de obra

A "Revista dos Estudantes de Direito da Universidade de Brasília" tem como propósito traduzir os esforços de engrandecer a cultura jurídica nacional. Consciente de seu compromisso institucional, enquanto produto da vivência universitária, busca firmar-se como espaço de confluência de discussão, reflexão e atualização da experiência jurídica a partir da postura crítica que não se perde no diletantismo cultural, nem se degrada na exacerbação do tecnicismo.

A 9ª edição traz uma série de artigos dos acadêmicos das principais universidades do país. Vale lembrar que o prazo para envio de trabalhos para a 10ª edição foi prorrogado até o dia 31/7.

"Com a presente edição, a Revista dos Estudantes de Direito da Universidade de Brasília (REDUnB) completa o terceiro ano da sua nova série. Ao assumir trabalho que vinha sendo realizado com diligência por nossos predecessores, o quase integralmente renovado Conselho Editorial depara-se com o grande desafio de manter a ascendente trajetória impressa em suas edições passadas e buscar a consolidação da Revista como periódico de referência.

À primeira vista, parece que o projeto ainda não superou completamente a fase experimental de sua existência, mas, assim que se olha para sua breve trajetória, é possível encontrar muito para encorajar a esperança de que a iniciativa ruma ao sucesso. As suas diretrizes de independência, criatividade, Inteligência e atualidade já não guiam apenas as letras jurídicas, mas passam, a exemplo da Revista dos Estudantes de Economia da UnB, a orientar novas áreas do conhecimento em sua experiência editorial discente.

O amadurecimento da iniciativa é revelado inclusive em uma composição mais diversificada do Conselho Consultivo, que, a pouco e pouco, torna a REDUnB um espaço de interlocução entre trabalhos e visões de graduandos, mestrandos, doutorandos e professores universitários provenientes de todo o país e do exterior. Nesse sentido, damos as boas vindas aos professores do Instituto de Direito Brasileiro da Universidade de Lisboa, nomeadamente ao Dr. Jorge Miranda, que o preside, bem como aos demais professores que se agregaram ao Conselho Consultivo.

Foram, neste semestre, cento e doze artigos submetidos por estudiosos provenientes das principais universidades do país (UnB, UFMG, UFSC, UFPR, UERJ, UFRGS, PUC/SP, USP, UFBA, UFG, UFRN, dentre outras) e também do exterior (Utrecht Universiteit, Université de Montréal). Esse crescente número presta um inegável serviço à qualidade das reflexões aqui publicadas e nos motiva a alargar a projeção da REDUnB para outras e novas regiões que ainda não desvelamos.

Todo esse movimento não pode vir afastado de substancial incremento da transparência e da celeridade das políticas e práticas editoriais, que passamos a buscar pela utilização do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER/OJS). Este sistema, sob a responsabilidade do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), não apenas fornecerá suporte necessário a um novo procedimento de submissão, como também atuará como interface para avaliação, seleção e editoração de cada trabalho.

Agradecemos à Faculdade de Direito da Universidade de Brasília pelo apoio financeiro e institucional, à Biblioteca Central da Universidade de Brasília pelo apoio aos periódicos de nossa academia e a todos que contribuíram para a consolidação da nona edição. Esperamos que esta Revista dos Estudantes importe não apenas àqueles interessados na produção desta Universidade de Brasília, mas, sobretudo, aqueles que buscam uma mostra dos resultados da combinação de inequívoca capacidade crítica com uma atividade de pesquisa comprometida.

Se esta esperança será realizada em alguma extensão, apenas o sucesso das futuras edições dará o suporte para o dizermos." Conselho Editorial

Para acessar as edições anteriores - clique aqui

_______________

 Ganhadores :

Gustavo Henrique Montenegro Maranhão, da FUNAI, de Olinda/PE

Paulo de Godoi Pereira, advogado em Ipanema/MG

Fernanda Vencato, de Concórdia/SC

_________________