MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Há 50 anos o TJ/DF realizava a sua 1ª sessão

Há 50 anos o TJ/DF realizava a sua 1ª sessão

O vice-presidente do TJ/DF, no exercicio da Presidencia, desembargador Dácio Vieira, abriu quinta-feira, 2/9, a Exposição Itinerante do IV Centenário do Tribunal de Justiça da Bahia.

Da Redação

domingo, 5 de setembro de 2010

Atualizado em 4 de setembro de 2010 11:42


5/9/1960

Há 50 anos o TJ/DF realizava a sua 1ª sessão

O vice-presidente do TJ/DF, no exercicio da presidência, desembargador Dácio Vieira, abriu quinta-feira, 2/9, a Exposição Itinerante do IV Centenário do Tribunal de Justiça da Bahia. A exposição está no hall do Palácio de Justiça do DF para celebrar os 50 anos do Tribunal e em homenagem a 1ª sessão realizada em 5/9/1960 no TJ/DF em Brasília. A exposição já visitou seis Estados do Brasil e também Lisboa. Ela ficará aberta para visitação durante todo o mês de setembro, das 12h às 19h.

Os visitantes poderão ver painéis que registram a história do TJ/BA desde o século XVII, com fotografias de objetos antigos, momentos importantes e prédios da Justiça baiana e conhecer também a história do TJ/DF visitando o Memorial do TJ/DF - Espaço Desembargadora Lila Pimenta Duarte, localizado no 10º andar do Bloco A, do Fórum Des. Milton Sebastião Barbosa.

A história do TJ/DF remonta ao primeiro Tribunal de Relação do país, na capital baiana, no ano de 1607. Em 1960, Brasília foi inaugurada. A nova capital do país trazia também uma nova justiça, o TJ/DF.

Em comemoração ao cinquentenário do TJ/DF, além do Memorial TJ/DF, de um concurso para escolha de uma Logomarca, foi lançado um livro comemorativo dos seus 50 anos, um Selo e o Carimbo do TJ/DF. A intenção do Tribunal é festejar seu cinquentenário durante todo o ano 2010.

O TJ/DF desenvolve desde 2007 o projeto Memória. Para conhecer mais da história da Justiça do DF e suas origens acesse o Centro de Memória Digital - CMD, um ambiente interativo com documentos, imagens e curiosidades, clique aqui.

_______________
____________

Fonte : TJ/DF

_______________