MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. TJ/SP realiza primeira sessão com julgamento eletrônico

TJ/SP realiza primeira sessão com julgamento eletrônico

No último dia 23, o TJ/SP deu mais um passo rumo ao processo 100% digital na 2ª instância. Na sessão da 5ª câmara Criminal 156 processos foram julgados eletronicamente.

Da Redação

domingo, 26 de setembro de 2010

Atualizado em 25 de setembro de 2010 10:24


Tecnologia

TJ/SP realiza primeira sessão com julgamento eletrônico

No último dia 23, o TJ/SP deu mais um passo rumo ao processo 100% digital na 2ª instância. Na sessão da 5ª câmara Criminal 156 processos foram julgados eletronicamente.

Nesse procedimento, os votos são escritos diretamente no sistema de andamento de processos do TJ/SP, conhecido como SAJ - Sistema de Automação do Judiciário. Terminado o julgamento, se a decisão é unânime, o voto é assinado digitalmente com o uso de um cartão magnético certificador e uma senha. Em seguida, ela recebe o número de registro do acórdão, que é imediatamente disponibilizado para consulta no site do Tribunal.

O julgamento eletrônico encurta os procedimentos de digitalização, registro e publicação de acórdãos e, o que antes podia levar até 4 meses, agora é feito em apenas um 'click'.

A iniciativa é da presidência da Seção Criminal e não houve custo para sua implementação. "Tínhamos a base tecnológica, porque nossa seção foi a primeira a se adequar ao SAJ. Isso facilitou, mas tivemos o apoio e a colaboração da administração do TJ/SP, dos desembargadores que são entusiastas da tecnologia, dos juízes assessores da presidência e dos funcionários da Secretaria de Tecnologia da Informação", disse o desembargador Ciro Campos, presidente da seção de Direito Criminal, que fez questão de acompanhar a primeira sessão com julgamento eletrônico.

O primeiro processo da pauta foi um habeas corpus da relatoria do desembargador Pinheiro Franco. Depois da leitura de seu voto, que foi acompanhado pelos desembargadores Tristão Ribeiro e Luís Carlos de Souza Lourenço, em poucos segundos o acórdão foi disponibilizado no andamento do processo e podia ser acessado pela internet de qualquer lugar do mundo.

A próxima câmara a adotar o julgamento eletrônico será a 6ª Criminal e a expectativa é de que até o final do ano as demais câmaras da seção também estejam utilizando o sistema.

Também compõem a 5ª câmara Criminal os desembargadores José Damião Pinheiro Machado Cogan, Sérgio Antonio Ribas e Juvenal José Duarte. Os juízes assessores da presidência criminal Sérgio Hideo Okabayashi, Ivo de Almeida e Manoel Luiz Ribeiro estavam presentes à sessão de julgamento.

____________
_____

Leia mais

  • 10/8/10 - Advogado comenta sobre as certidões de processo trabalhista feitas via internet - clique aqui.

  • 1/8/10 - STF digitaliza processos que tramitam na Presidência e cria o serviço carga programada - clique aqui.

  • 4/7/10 - STJ decide em agosto se documentos da internet servem para comprovar tempestividade de recurso - clique aqui.

  • 13/6/10 - STJ - Informações sobre processo na internet não dispensam publicação oficial - clique aqui.

  • 25/2/10 - Advogados e partes podem iniciar processos pela internet no E-CNJ - clique aqui.

  • 28/12/09 - Processômetro divulgará entrada de processos eletrônicos no STJ - clique aqui.
  • 15/9/09 - TJ/DF é o 29ª tribunal a aderir ao projeto Justiça na Era Virtual - clique aqui.
  • 9/9/09 - TRFs estarão 100% online com o STJ nesta sexta-feira - clique aqui.
  • 3/9/09 - TJ/MT, TJ/BA e TRF da 3ª região também aderem ao Justiça na Era Virtual: serão 20 novos tribunais - clique aqui.
  • 2/9/09 - Justiça na Era Virtual : 75% dos tribunais de 2º grau aderem à remessa eletrônica de processos - clique aqui.
  • 9/7/09 - STJ abre as portas da era digital para o Poder Judiciário - clique aqui.
  • 3/3/09 - TRF da 3ª região implantou ontem precatório exclusivamente eletrônico - clique aqui.
  • 25/1/08 - TJ/CE implementa novas tecnologias da informação - clique aqui.
  • 21/6/07 - STF inicia hoje tramitação de primeiros processos eletrônicos - clique aqui.
  • 31/5/07 - Supremo regulamenta processo eletrônico (e-STF) - clique aqui.
  • _______________